“Monet meets Beethoven” é um primeiro concerto imersivo desenvolvido pelo atelier “OCubo” em parceira com a Fever para a Immersivus Gallery, que terá lugar no dia 2 de março, pelas 21h, no Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, em Lisboa.
O concerto une a projeção multimédia a 360º do universo impressionista de Claude Monet (1840-1926) na arquitetura do Reservatório à interpretação ao vivo de algumas obras de Ludwig van Beethoven (1770-1827), numa combinação “que não deixará ninguém indiferente”, segundo a organização.
A partir da plataforma do Reservatório, por entre as águas, ecoarão temas tão emblemáticos como a Sinfonia nº 5, Op. 67, a Sinfonia nº 9, Op. 125 ou a Sonata para Piano nº 8 (Sonata Patética), os quais serão cruzados com a explosão cromática e o movimento de pinturas como “Ramo de Girassóis”, “O Passeio, Mulher com Sombrinha” ou “Crepúsculo em Veneza”.
A interpretação estará a cargo de um quarteto de cordas composto por Daniela Barraza e André Teixeira (Violinos), Lia Caride (Viola) e Lívia Mendes (Violoncelo).
Segundo Edoardo Canessa, Produtor Executivo da Immersivus Gallery, “Monet Meets Beethoven é um concerto extremamente impactante, que une a poesia visual e musical de dois génios que quebraram paradigmas e que deixaram uma profunda marca no mundo”.
“A envolvente do Reservatório da Mãe d’Água, com a presença da água, cria o ambiente perfeito para uma viagem totalmente imersiva ao centro da arte, onde não só as sensações, mas sobretudo a alma a emoção de cada um é tocada, desafiada. Quando Monet e Beethoven se encontram, o resultado é sublime, e transcende em muito a simples soma das partes”, sublinha Edoardo Canessa.
O encontro dos dois artistas em “Monet Meets Beethoven” surge no âmbito do espetáculo multimédia “Impressive Monet”, que se encontra atualmente em exibição nas Immersivus Gallery Lisboa e Porto, e que conta já com um total de mais de 120 mil visitantes. Os bilhetes para o concerto imersivo custam entre 23€ e 30€.