A Penguin Random House Grupo Editorial, a divisão em língua portuguesa do grupo editorial internacional Penguin Random House, apresentou esta quinta-feira as novidades de todas as suas chancelas para o primeiro semestre de 2025. Mas antes disso, Clara Capitão, diretora editorial, divulgou os grandes destaques do ano passado. “Foi o melhor ano de sempre para a Penguin em Portugal”, afirmou, realçando que o mercado dos livros tem vindo a crescer ao longo dos últimos quatro anos e a Penguin tem conseguido superar esse crescimento.
Nota ainda para o facto de a editora ter lançado o segundo romance português mais vendido de 2024: A Cicatriz, de Maria Francisca Gama, uma das nomeadas da lista 30 Under 30 da Forbes Portugal.
Para os próximos seis meses são muitas as novidades, mas estes foram alguns dos destaques que os editores de cada uma das chancelas destacaram esta quinta-feira:
Na Suma de Letras, que tem como foco o romance, destaque para a jovem revelação da literatura brasileira Vanessa Barbara, com Três Camadas de Noite, o bestseller italiano Coração Negro, de Silvia Avallone, e Broken Country, de Clare Leslie Hall, que só será publicado no Reino Unido e Estados Unidos em março, mas já foi comprado por diversos editores em todo o mundo. De duas autoras portuguesas, serão ainda publicados os livros Aquilo que o Sono Esconde, de Mafalda Santos, e Crescer à Sombra, a estreia de Rita Redshoes,
Na Iguana, que trabalha a banda desenhada e novela gráfica, os destaques são O Medo, de María Hesse, Volta, Snoopy!, de Charles M. Schulz, e O Meu Amigo Kim Jong-Un, de Keum Suk Gendry-Kim, que foi em busca de conhecer o background que levou à formação de um ditador.
Na Secret Society as palavras de ordem serão romatasy (uma mistura de romance e fantasia) e lançamento mundial. Destaque para Os Nossos Eternos Destinos, de Laura Steven, com lançamento mundial marcado para 3 de março, e The Wind Weaver, de Julie Johnson, que será lançado a 8 de abril.
A Topseller opta por explorar o mundo da ficção adulta e, para o primeiro semestre de 2025, conta com Beautyland: Terra Bela, de Marie-Helene Bertino, Jogos da Prisão: Chain-Gang All-Stars, de Nana Kwame Adjei-Brenyah, An Ethical Guide to Murder, de Jenny Morris, e Atmosfera, de Taylor Jenkins Reid.
No campo da não-ficção, a Nascente e Arena começam por dar destaque a um livro que foi lançado nos últimos dias: Esperança, a autobiografia do Papa Francisco. Além deste, haverá ainda Os Mortos têm a Palavra, de Philippe Boxho, e a estreia como autora de Dino D’Santiago, com Cicatrizes.
A Alfaguara dedica-se exclusivamente à literatura internacional e para os próximos seis meses destaca: Conta-me Tudo (Elizabeth Strout), Tudo Isto é Sarah (Pauline Delabroy-Allard), Os Filhos do Mar Alto (Virginia Tangvald), Lucy (Jamaica Kincaid), Levarei a Chama Comigo (Leila Slimani) e O Aniversário (Andrea Bajani).
Com a Companhia das Letras chega uma das grandes novidades deste início de ano: a Penguin começa a publicar Clarice Lispector. A autora já era publicada em Portugal, mas chega agora com uma nova imagem, dando-lhe uma representação diferente. Os primeiros quatro livros a serem lançados são Perto do Coração Selvagem, A Paixão Segundo G.H., Água Viva e Um Sopro de Vida.
Ainda na mesma chancela, destaque para Saber Perder (Margarida Ferra), Filho do Pai (Hugo Gonçalves) e Lavores de Ana (Ana Cláudia Santos).
O Fim de um Romance Familiar, de Péter Nádas, A Nova Mulher, de Carmen Laforet, e Dei-te Olhos e Viste as Trevas, de Irene Solà, são alguns dos lançamentos da Cavalo de Ferro.
Dedicada à divulgação da ficção e não-ficção literária, nacional e internacional, a Elsinore vai lançar títulos como Trilogia da Paixão, de Ariana Harwicz, A Ressureição de Maria, de Cláudia Andrade, Isto Não é Miami, de Fernanda Melchor, e Projetos Arriscados, de Charlotte Van den Broeck.
No campo dos Clássicos, a Penguin traz para Portugal duas novas coleções: Penguin Great Ideas e Little Black Classics.
Por fim, regressando à não-ficção, a Vogais e a Objectiva lançam O Silêncio da Guerra (Antonio Monegal), Sede (Virginia Mendoza), Privilégio Negro (Gisela Casimiro), Fronteiras (Lewis Baston) e A Mentalidade Nazi (Laurence Rees). Além de uma nova coleção, com o nome Objetivamente.