Clara Raposo, 52 anos, é, desde 1 de dezembro de 2022, vice-governadora do Banco de Portugal. Foi a segunda mulher a ocupar este cargo, depois de Elisa Ferreira. Licenciada em Economia, pela Nova School of Business and Economics, tem ainda um mestrado em Economia, feito na Universidade de Londres, e um doutoramento em Economia, realizado na London Business School. O seu primeiro emprego remunerado foi como professora na Universidade de Oxford.
Clara Raposo é atualmente vice-governadora do Banco de Portugal, tendo sido apenas a segunda mulher a ocupar este cargo, depois de Elisa Ferreira.
Até assumir o novo cargo no Banco de Portugal foi presidente do Conselho de Administração da Greenvolt – Energias Renováveis e membro da direção do Instituto Português de Corporate Governance. É ainda, desde 2000, professora catedrática de Finanças no ISEG Lisbon School of Economics and Management e ocupou a presidência do ISEG entre julho de 2018 e novembro de 2022, a primeira mulher a conseguir este cargo. No âmbito da sua atividade académica é autora de inúmeras publicações em revistas científicas internacionais.
A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking na edição de Junho/Julho que está agora em banca.