Os Cinemas NOS estão a aprofundar a sua estratégia de inclusão, numa iniciativa desenhada em parceria com a Valor T, organização especializada em integrar pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A empresa já está a acolher a segunda edição do programa de recrutamento inclusivo, que resultou na entrada de novos colaboradores nos cinemas do Norte Shopping, Parque Nascente e Forum Algarve. A intenção anunciada pela NOS é estender a experiência a mais espaços durante 2026.
Os participantes apresentam perfis diversos, com deficiências motoras, intelectuais, auditivas ou orgânicas. Em cada cinema, assumem funções ajustadas às suas características e sempre em posições de contacto direto com o público.
A iniciativa não se limita ao processo de recrutamento. Além de identificar candidatos e facilitar o matching com as funções, a Valor T forma os gestores das salas para garantir que estão preparados para receber os novos colaboradores, acompanhando também os primeiros meses de trabalho para assegurar uma integração eficaz.
Isabel Borgas, Diretora de Pessoas e Organização da NOS, diz que, “muitas das vezes estas pessoas têm um potencial imenso, mas acabam por não conseguir passar nos processos de recrutamento tradicionais, pelas suas caraterísticas específicas. Este projeto faz parte de uma vontade maior da NOS de nos tornarmos uma empresa verdadeiramente inclusiva e tem-nos permitido, não só integrar pessoas mais diversas na nossa organização, mas sobretudo perceber como podemos tornar todos os nossos processos de seleção mais inclusivos.”
A iniciativa junta-se a outras medidas da NOS no âmbito da diversidade e inclusão, como o programa dedicado ao recrutamento de pessoas neurodivergentes e a adesão à Carta Portuguesa para a Diversidade, da Comissão Europeia. A empresa foi ainda reconhecida pelo Bloomberg Gender-Equality Index pelas suas práticas internas de igualdade de género.





