A associação tecnológica Porto Tech Hub destaca as cinco tecnologias que estão a moldar o futuro do trabalho e a inspirar novas formas de pensar e criar:
1 | Inteligência Artificial (IA)
A IA está a revolucionar a forma como as empresas abordam os problemas complexos, ao oferecer insights valiosos e automatizando tarefas repetitivas. Dos algoritmos de recomendação aos assistentes virtuais, como a Dialogflow, a IA está a libertar tempo para que as equipas se concentrem em atividades mais criativas e estratégicas, sublinha a Porto Tech Hub.
2 | Realidade Virtual (RV)
A realidade virtual está a quebrar as barreiras do espaço físico, permitindo que equipas colaborem e criem em ambientes virtuais imersivos. Desde o design de produtos até à simulação de cenários, estas tecnologias estão a incentivar a inovação como nunca. Por exemplo, o Mindshow é uma aplicação de narrativa RV que permite aos utilizadores criar e executar histórias animadas com personagens, adereços e cenários, sugere a Porto Tech Hub.
3 | Ferramentas de colaboração online
As plataformas de colaboração online estão a conectar equipas de forma global ao possibilitarem que os colaboradores partilhem ideias e trabalhem juntos em tempo real, independentemente da sua localização geográfica. Através de recursos como videoconferência, partilha de arquivos e quadros virtuais, estas ferramentas estão a promover a cocriação e a inovação colaborativa, realça a Porto Tech Hub.
4 | Design Thinking e Metodologias ágeis
A Porto Tech Hub destaca o facto de as abordagens como o Design Thinking e as metodologias ágeis incentivarem as equipas a entenderem o que os consumidores realmente precisam e a testarem rapidamente novas ideias para ver o que funciona. Estas abordagens permitem que as empresas se adaptem mais facilmente às mudanças do mercado e criem produtos e serviços que realmente fazem a diferença para os utilizadores. Quando combinadas com tecnologias como a realidade virtual, as equipas podem colaborar de forma mais criativa e eficaz para encontrar soluções inovadoras, acrescenta a associação.
5 | Plataformas de Crowdsourcing e Inovação Aberta
A Porto Tech Hub salienta que as plataformas de crowdsourcing e inovação aberta permitem que empresas ampliem a sua base de conhecimento, aproveitando as ideias e insights de uma comunidade global. “Ao abrir as suas portas para colaboradores externos, as empresas podem aceder a uma ampla gama de perspetivas e experiências, alimentando a inovação de maneiras inesperadas. Assim, com plataformas como a Ideawake, as empresas podem recolher e gerir ideias de colaboradores, clientes e outros pessoas externas. As ideias são avaliadas e implementadas de forma impulsionar a inovação dentro da organização”, conclui a associação.