A AICEP Portugal Global, a entidade pública que promove a internacionalização das empresas portuguesas, e a israelita SOSA, empresa global de inovação focada em programas de aceleração, lançaram o “Portugal Tech NYC”, um programa de aceleração para equipar empresas de tecnologia portuguesas em expansão com as ferramentas, estratégia e conhecimento necessários para se afirmarem nos EUA e dar asas aos seus planos de expansão.
O primeiro grupo de cinco empresas selecionadas para o “Portugal Tech NYC” conta com cinco fintechs e insurtechs portuguesas com plataformas e soluções inovadoras em áreas como banca e finanças, gestão omnicanal de experiência de cliente, transformação digital, Inteligência Artificial (IA), automação de captura de dados, jornada digital e otimização de processos empresariais.
As cinco empresas escolhidas
As empresas são a ebankIT (plataforma integrada e omnicanal de banca digital); a DocDigitizer (solução que tem como objetivo a automatização de processos documentais das empresas); a ITSCREDIT (plataforma digital e omnicanal de gestão de todo o ciclo de vida de um contrato de financiamento); a Visor.ai (startup que desenvolve soluções de conversação inteligente, nomeadamente no setor bancário e de seguradoras); e a LOQR (solução end-to-end dedicada para instituições bancárias e financeiras que queiram reinventar a experiência digital dos seus clientes).
A parceria da AICEP Portugal Global e a SOSA permitirá que estas cinco empresas de tecnologia portuguesas entrem inicialmente no ecossistema de tecnologia da cidade de Nova Iorque para se expandir nos EUA e em outros mercados-alvo.
Com o programa Portugal Tech NYC, as empresas de tecnologia participarão, ao longo de quatro meses, numa série de workshops orientados para aumento de escala de negócio e sessões com mentores especializados para a melhor adaptação dos seus produtos e serviços ao mercado americano.
Gonçalo Consiglieri, cofundador da Visor.ai, uma das startups escolhidas, refere que “é uma oportunidade imperdível poder experienciar uma nova realidade. Com um ecossistema tecnológico tão rico como o de Nova Iorque, esperamos retirar bastantes aprendizagens sobre o funcionamento do mercado bancário e dos seguros norte-americano”.
“Esta iniciativa é um sinal claro do nosso empenho em potenciar o crescimento das empresas portuguesas nos mercados internacionais”, diz João Mota Pinto, Diretor da AICEP nos EUA.
“Esta iniciativa é um sinal claro do nosso empenho em potenciar o crescimento das empresas portuguesas nos mercados internacionais. O programa Portugal Tech NYC é uma resposta integrada às necessidades e desafios destas empresas de tecnologia para que tenham sucesso num mercado tão competitivo como o EUA “, refere João Mota Pinto, Diretor da AICEP – Agência Portuguesa de Comércio e Investimento nos Estados Unidos.
Por seu lado, Uzi Scheffer, CEO da SOSA, afirma que “a procura de soluções inovadoras de fintech está a crescer exponencialmente em todo o mundo, à medida que as indústrias tradicionais estão a ser transformadas. Através da nossa parceria com a AICEP e da nossa experiência e conhecimento das necessidades do mercado, a SOSA apoiará a expansão destas fintechs portuguesas à medida que procuram consolidar as suas propostas de valor e plataformas”.