Nova School of Business and Economics (11º lugar), Católica Lisbon School of Business and Economics (17º lugar), ISEG – Lisbon School of Economics and Management (34º lugar), ISCTE Business School (41º lugar) e Universidade of Porto – FEP | Porto Business School (49º lugar) são as universidades portuguesas que aparecem no ranking dos melhores mestrados de Finanças a nível global, numa classificação do Financial Times.
Relativamente à avaliação de 2021 deste ranking Master’s in Finance, a Nova SBE passou de 14º para 11º, a Católica passou de 23º para 17º, o ISEG passou de 35º para 34º, o ISCTE passou de 51º para 41º lugar e a Porto Business School passou a estar presente na classificação.
A nível europeu, a Nova SBE é 9ª, a Católica é 15ª, o ISEG é 28ª, o ISCTE é 34ª e a Universidade do Porto é 40ª.
A Nova SBE continua a ser considerada como a escola portuguesa mais bem classificada.
Segundo o Financial Times, com esta subida na classificação do ranking, a Nova SBE passa a integrar o grupo de elite de escolas com oferta de mestrados de finanças.
A Nova SBE destaca-se no Top 10 no que diz respeito aos indicadores de “Work International Mobility” (9º) e “Internacional Course Experience” (8º). Ao nível da “Empregabilidade a 3 meses”, a Nova SBE atinge uma percentagem de 99% e na “Satisfação Geral” conquista uma pontuação de 9.
Face às edições anteriores do ranking, o salário estimado tem mantido a tendência de aumento, tendo subido 15.5% dos 90.000$ (dólares americanos) anuais no ranking de 2021, para 104.000$ em 2022.
O ranking Master’s in Finance 2022 Financial Times avalia e lista os 55 melhores mestrados em finanças de todo o mundo, contemplando 19 indicadores para classificar a qualidade do mestrado e da escola em três principais dimensões: progresso de carreira dos graduados, diversidade da escola e investigação e experiência internacional.
Este Ranking Global do Financial Times classifica os 55 melhores Mestrados de Finanças de todo o mundo, de entre centenas de programas nos cinco continentes.
Dentro de cada uma das áreas analisadas, cada instituição tem a sua prestação específica.
O Mestrado em Finanças da Católica-Lisbon, por exemplo, está no top 4 mundial da progressão salarial dos seus graduados, os quais viram aumentado o seu salário médio em 73% nos primeiros três anos, e está na 8º posição a nível mundial em termos de progressão na carreira.
Em termos de Mestrado em Finanças, o ISEG é a escola portuguesa com os melhores serviços de carreira e a mais rápida colocação de graduados, após a conclusão do mestrado.
Daniel Traça, Dean da Nova SBE, considera que “os resultados deste ranking são a prova de que a ambição da Nova SBE em tornar-se numa escola top 10 do ranking do Financial Times é possível. Esse foi o compromisso que assumimos com a sociedade portuguesa e estamos a cumpri-lo. A nossa aposta em crescer, em internacionalizar e em transformar para as competências do futuro está a gerar excelentes resultados. É ainda importante realçar o feito extraordinário de estarem 5 escolas portuguesas num ranking tão conceituado. É excelente para o nosso país e estamos todos de parabéns.”
De acordo com Filipe Santos, Dean da Católica-Lisbon, “é uma honra ter o nosso Mestrado em Finanças entre os 17 melhores do mundo e estar no top 4 mundial em progressão salarial dos nossos graduados e no top 8 do mundo em progressão de carreira. É também notável a nossa ascensão nos rankings, alcançando o topo da qualidade a nível mundial em apenas quatro anos. Continuaremos a nossa missão de receber os melhores alunos de Portugal e de toda a Europa para lhes proporcionar uma carreira em Finanças verdadeiramente internacional, com uma sólida formação analítica, ética, e com impacto positivo na sociedade”.
Clara Raposo, Presidente (Dean) do ISEG – Lisbon School of Economics & Management, diz que “é uma alegria assistir, em menos de um mês, a dois reconhecimentos da qualidade do ISEG em rankings do Financial Times, posicionando-nos como uma das melhores escolas de economia e gestão do mundo. Isto deve-se, por um lado, à enorme qualidade dos nossos programas, mas também ao trabalho incansável para garantir que atraímos os melhores alunos, em Portugal e no mundo, e que os preparamos para serem pioneiros, como é tradição do ISEG, no comando da economia do futuro. Estes são sinais claros de que estamos a trilhar bem o nosso caminho, com consistência, arrojo, e muita inovação”, conclui.
Consulte o ranking completo aqui.