Depois de nomes como Pedro Lemos, David Jesus, Maurício Pinto e das marcas de cerveja Vadia e de vinho Hajacortezia, o chef Alexandre Silva abre as portas do Emme a Julien Montbabut, do Le Monument — 1* Michelin, numa noite em que se celebra na Ericeira a mestria gastronómica de dois reconhecidos e premiados cozinheiros da atualidade.
A 21 de março, volta a fazer-se história no restaurante Emme, do hotal Immerso. Pelo menos, serão muitas as histórias contadas ao longo dos 10 momentos servidos nessa noite numa experiência exclusiva, que resulta da criatividade do cozinheiro convidado e da da equipa que o recebe.
“Com uma forte presença dos produtos do Oeste — para lá e para cá do mar — e com um registo rigoroso, mas muito descontraído, como é habitual no restaurante, a noite arranca com 4 snacks: Lula e couve-flor, Porco e lentilha, Tartelete de ervilha lágrima, ovo de codorniz e caril verde, e Taco de Nabo com couve fermentada e noz. O mergulho estende-se ainda às entradas: primeiro, a Truta salmonada de Cinfães, amêndoa, alho negro e ervas; depois, o Carabineiro, caril de capuchinhas e emulsão de cabeças. Nos principais há peixe e carne, com Peixe galo, espargo branco, azeda e pil-pil, e Bochecha de vitela, ragoût de vegetais da horta do restaurante e alho assado. Laranja de pala e campari, e Tarte de chocolate e caramelo salgado são os pontos finais da refeição, que começa pelas 19h30, tem o valor de 120€ e inclui um pairing vínico feito a partir das referências incluídas na Melhor Carta de Vinhos em Restaurante de Hotel, segundo a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa”, é explicado em comunicado.
Julien Montbabut
Julien Montbabut nasceu em Paris em 25 de junho de 1983, passou pela prestigiada escola de cozinha Ferrandi Paris, tendo começado o seu percurso profissional com Christian LeSquer no Pavillon Ledoyen (3*** Michelin) e Benoit Guichard no Jamin (2** Michelin).
Em 2018 decide assumir um projeto totalmente novo, numa cidade e num país novo, como Chef Executivo do luxuoso Hotel Le Monumental Palace — Maison Alba, no Porto, onde, em 2022, receberia a sua primeira Estrela Michelin.
Alexandre Silva
Alexandre Silva é formado em Cozinha/Pastelaria, e Gestão de F&B na EHT de Lisboa, e em Gastronomia Molecular no Instituto Superior de Agronomia; passou por projetos como o Bocca, o Alentejo Marmòris Hotel&Spa e a Bica do Sapato até abrir o LOCO que, em 2015, ganharia a primeira Estrela Michelin meses após a sua abertura. Em 2022 estreou a sua cozinha atlântica no Emme, na Ericeira.