Pela primeira vez na história da lusofonia, líderes empresariais e da sociedade civil reúnem-se em cimeira virtual, de 16 a 18 de Setembro, para discutirem temas que terão impacto no desenvolvimento da liderança nos países da comunidade.
A cimeira tem como propósito aprofundar as relações entre os países lusófonos (que congregam cerca de 300 milhões de habitantes), divulgar boas práticas de liderança, ajudar os novos líderes na sua formação e auxiliar as empresas a estabelecerem redes de contacto e de negócio.
Angola estará representada na cimeira por José Carlos Lourenço (CEO da Zap), Naiole Cohen (co-fundadora da Angola Corporate Governance), Ivanilson Machado (CEO da Pumangol e Eduardo Clemente (administrador do Standard Bank Angola).
Promovido pela Atitude Certa – empresa que se dedica à formação, coaching e organização de eventos na lusofonia – em parceria com a Televisão de Moçambique, Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de língua oficial portuguesa, Revista Xonguila, Revista Líder, RH Magazine e a DDB, mais do que um encontro anual, a cimeira quer ser uma plataforma para a promoção da liderança na lusofonia. No centro dos debates, diz a organização, estarão temas como “liderança para o mundo lusófono”, “liderança nas organizações” e “liderança para o futuro”.
O arranque será feito pelo Primeiro-ministro moçambicano, Agostinho do Rosário, o certame, dirigido a CEOs, administradores, gestores executivos e a líderes da sociedade civil, contará com oradores do Brasil, Portugal, Angola e Moçambique. O encontro decorrerá sob o lema “A atitude certa na liderança”, e terá o embaixador brasileiro acreditado em Moçambique, Carlos Puente, e o secretário de Estado para Inovação de Cabo Verde, Pedro Lopes, como convidados de honra.