É provável que já tenha lido, uma vez que seja, uma publicação na Issuu, plataforma de publicação e leitura digital de diversos géneros de publicações.
Com mais de 50 milhões de documentos carregados e 100 milhões de visitantes mensais, é mesmo a maior plataforma de publicação e marketing de conteúdos Software as a Service (SaaS) do mundo. Esta empresa tecnológica de origem dinamarquesa e sede em Palo Alto (Califórnia) tem centros de desenvolvimento tecnológico em Berlim (Alemanha), Copenhaga (Dinamarca) e mais recentemente… Braga (Portugal).
Em conversa com a FORBES, Joe Hyrkin, CEO da Issuu, explica qual é a importância do centro tecnológico que a empresa instalou em Braga e o tipo de projetos que já têm nascido com o carimbo “made in Portugal”.
Na organização da Issuu, qual é o papel que tem o centro que foi instalado em Braga e também em comparação com as outras localizações, como Berlim e Copenhaga?
Temos cerca de 130 pessoas na empresa e temos escritórios em Palo Alto, Copenhaga, Berlim e Portugal. A empresa realmente começou em Copenhaga. Mudámos a sede para os EUA quando me juntei à empresa em 2013. E temos escritórios-chave em quatro localizações. No que diz respeito ao escritório de Braga, temos localizadas aí pessoas em todas as áreas da empresa – a maioria são engenheiros, mas também temos pessoas de marketing, inteligência de negócios e vendas. Vemos Braga como mais um grande centro para a Issuu e uma forma sólida de fazermos crescer a equipa e atrairmos mais talento.
Quais são as diferenças de Braga em comparação com Palo Alto, Berlim ou Copenhaga?
Braga é um dos nossos centros de operações principais e em cada localização temos diferentes equipas a trabalhar em diferentes aspetos do produto e do negócio. Na realidade, não há uma grande diferença entre o escritório de Braga e as nossas outras localizações.
“Braga é um dos nossos centros de operações principais”
E por que escolheram Braga como localização para o centro?
Escolhemos Braga por várias razões. A primeira é que já tinha um ecossistema tecnológico forte. O município deu grande ênfase ao apoio e colaboração com empresas de tecnologia, especialmente empresas estrangeiras, através do Invest Braga e do Startup Braga. Portanto, houve um apoio significativo da infraestrutura e do ecossistema por parte das autoridades. A universidade de grande qualidade em Braga torna a região um bom local para contratar talento. Além disso, Braga está muito perto do Porto. Na verdade, o novo escritório que acabámos de abrir em Braga fica no edifício da estação de comboios. É muito fácil viajar do Porto ou de outras zonas para Braga. E, finalmente, estamos entusiasmados com o talento que encontrámos na região. Começámos apenas com engenheiros e identificámos pessoas em todas as diferentes disciplinas em que há uma verdadeira força.
“Estamos entusiasmados com o talento que encontrámos na região [de Braga]”
Qual foi o investimento que fizeram em Braga?
O nosso investimento tem sido principalmente na construção de uma equipa em Braga e no desenvolvimento das nossas capacidades e conhecimentos aí. Começámos em Braga há dois anos com uma contratação e agora já temos mais de 30 pessoas e continuaremos a expandir e a crescer. O investimento está em criar um ótimo ambiente de trabalho e em nos permitir contratar e trazer mais pessoas para a equipa.
Mas quais são os valores de investimento?
Somos uma empresa privada. Não partilhamos investimentos específicos.
Sendo uma empresa digital, como explicam a abertura de um escritório físico?
Acredito que há benefícios e oportunidades no trabalho remoto. Há também um grande valor em reunir as pessoas, ter um espaço onde as pessoas possam trabalhar, o que lhes permite aprender mais, crescer mais rápido e ter um contexto mais amplo para o que estão a fazer. Ajuda-nos a construir uma comunidade e cultura dentro da empresa. Na verdade, estamos a operar atualmente como um negócio híbrido, onde temos pessoas no escritório nalguns dias e a oportunidade de trabalhar remotamente. Portanto, somos flexíveis, e há sempre um grande benefício em ter as pessoas juntas, a colaborar e a aprender juntas.
Que objetivos pretendem alcançar no centro de Braga?
Somos uma empresa global, por isso estamos à procura de que todos na empresa contribuam e participem no nosso crescimento como negócio, na nossa capacidade – e, mais importante, na nossa capacidade de fornecer ótimos produtos, serviços e valor real aos nossos clientes. Em termos de objetivos específicos em Braga, as equipas que temos aí estão focadas em alguns dos novos produtos que temos, integrações com empresas como a Canva e a Adobe, entre outras. As pessoas em Braga têm sido fundamentais na criação do nosso produto Issuu for Teams, que é um produto de licenciamento multi-sede que proporciona mais valor a organizações maiores. E, mais uma vez, todas as outras pessoas que estão lá – temos vendedores, pessoas de marketing – todos estão a participar no crescimento e desenvolvimento global do negócio. Vemos Braga como parte integral da nossa empresa. Não é apenas um pequeno centro de desenvolvimento; é uma parte fundamental da organização. Mais de 30 pessoas estão a trabalhar em Braga neste momento.
“As pessoas em Braga têm sido fundamentais na criação do nosso produto Issuu for Teams”
Quantas pessoas trabalham em cada um dos vossos quatro escritórios?
Temos cerca de 130 pessoas na empresa agora e elas estão divididas entre esses quatro escritórios. Atualmente, Copenhaga é a localização com o maior número de funcionários, mas Braga vai continuar a crescer, tal como Berlim. Nos EUA, estamos em Palo Alto, e também temos outras pessoas que trabalham de forma remota.
Para Braga, já anunciaram um plano para duplicar o número de funcionários. Quando é que isso vai acontecer?
Estamos a começar agora e continuaremos a crescer. Muito disso depende de quando encontrarmos o talento certo e garantirmos que é a pessoa certa para a empresa e com as competências certas.
Mas têm algum calendário para concretizar esse objetivo?
Não temos um calendário específico com números específicos, mas o que posso dizer é que nos últimos dois anos, passámos de uma contratação para mais de 30, e continuaremos a contratar de forma agressiva em Braga e a expandir a equipa.
Quais poderão ser os desenvolvimentos futuros dos vossos produtos?
A nossa plataforma de publicação digital permite aos profissionais de marketing, criadores de conteúdo e empresas tornar todos os seus materiais de marketing, brochuras, catálogos e todo esse tipo de conteúdo digitalmente disponíveis em diferentes formatos para partilhar em diversos canais. Estamos constantemente a trabalhar para tornar mais fácil a integração com outros grandes parceiros no ecossistema para que seja mais fácil partilhar esse conteúdo em todos os diferentes canais. Permitimos que as pessoas levem os seus materiais de marketing, brochuras e os transformem em tudo, desde vídeos até uma versão paginada melhorada e enriquecida com links desse conteúdo, a um artigo gerado por aprendizagem automática de IA, a uma publicação nas redes sociais, a um chip que é incorporado num email do MailChimp. Tudo o que estamos a trabalhar é criar mais valor para empresas em todo o mundo que podem e devem beneficiar das ferramentas e serviços que disponibilizamos.
Braga também terá um papel importante no desenvolvimento dessas ferramentas?
Absolutamente. Braga é um dos nossos centros principais de engenharia e desenvolvimento, com certeza.
Têm ou pensam em ter algum tipo de parcerias locais ou colaborações com universidades?
Sim, queremos fazer mais com universidades em termos de contratação, feiras de emprego e estagiários. Queremos fazer parte do ecossistema tecnológico a nível universitário. Quando nos convidam, participamos em atividades do Invest Braga ou Startup Braga. Estamos entusiasmados com Braga como um ecossistema tecnológico e entusiasmados com o nosso papel em ajudar a desenvolvê-lo, com certeza.
“Estamos entusiasmados com Braga como um ecossistema tecnológico”
Pode destacar algum projeto que já tenha sido desenvolvido em Braga ou que será desenvolvido?
Como uma empresa global, temos equipas a trabalhar em produtos em diferentes localizações. Portanto, não é apenas uma localização a fazer uma coisa específica, mas as pessoas em Braga têm sido muito importantes nas nossas integrações. Desenvolvemos recentemente uma integração com a Canva que lançámos em junho. Estão envolvidos no nosso produto Issuu for Teams, que é um produto de licenciamento multi-sede para organizações maiores. Portanto, têm sido fundamentais em muitas das inovações que introduzimos no mercado.
Quanto à inteligência artificial, como veem esta questão e como é que ela afeta o vosso negócio?
Em termos gerais, a inteligência artificial é um novo desenvolvimento possibilitado por avanços na velocidade dos chips e por um conjunto de novos modelos que se tornaram disponíveis. Estou muito entusiasmado com isso. Acredito que a inteligência artificial será uma das oportunidades transformadoras que permitirá às empresas e criadores produzir mais conteúdo. Quanto mais conteúdo for criado, melhor é para nós. Ficamos sempre satisfeitos por ver novos tipos de desenvolvimento de conteúdo, porque isso significa uma maior necessidade dos serviços de transformação e hospedagem que disponibilizamos. Portanto, abraçamos a IA como um formato de criação e estamos entusiasmados por ver o que vai surgir. Claro que queremos também garantir que a IA seja usada de forma inteligente e positiva para o mundo à medida que avançamos.
“A Inteligência Artificial será uma das oportunidades transformadoras que permitirá às empresas e criadores produzir mais conteúdo”
Estão a planear incorporar a IA nos vossos produtos?
A aprendizagem automática, por exemplo, permite-nos gerar automaticamente artigos a partir de conteúdo, e continuaremos a analisar novas formas de trabalhar com a IA à medida que avançamos.
Para o ano de 2024, quais são os objetivos em que a empresa se vai concentrar?
Vamos concentrar-nos no que estamos sempre focados, que é proporcionar grande valor aos nossos clientes, permitir que mais empresas em todo o mundo contem a sua história de forma mais eficaz aos seus clientes, onde quer que estes estejam. O que isso significa especificamente para nós é tornar mais fácil a partilha de conteúdo em canais sociais e em canais adicionais que estão a ser desenvolvidos.
“Queremos tornar mais fácil a partilha de conteúdo em todo o género de canais sociais”
Significa mais integrações com outros intervenientes no ecossistema da “nuvem da história”, como gosto de chamar. E estaremos a desenvolver mais parcerias e a trabalhar em conjunto. Uma das coisas importantes que consideramos é fornecer fluxos de trabalho eficientes para os nossos clientes. A maioria dos nossos clientes utiliza uma variedade de produtos de software diferentes, e é importante que as empresas de software garantam que trabalham eficazmente em conjunto. Portanto, estamos a colocar uma grande ênfase nos fluxos de trabalho eficientes e na facilidade de utilização.