Celeste Hagatong, uma das mais conceituadas mulheres portuguesas na banca, está na terceira posição da categoria de Banca e Finanças da lista de 2024 das 55 Mulheres Mais Poderosas da Forbes Portugal, publicada na edição de agosto/setembro.
Esta executiva estava ainda, à data da elaboração do ranking, como presidente do Conselho de Administração do Banco Português de Fomento, instituição para a qual entrou em 2022. Porém, anunciou recentemente a sua saída deste banco, o que aconteceu no dia 1 de setembro deste mês. Foram alegados, para a sua rescisão, motivos de saúde, que se tornaram impeditivos de continuar em funções.
Celeste Hagatong ocupa, ao alcançar 72 pontos, a terceira posição da categoria da Banca e Finanças, na edição do ranking das portuguesas Mais Poderosas de 2024, agora em banca.
Esta executiva, que completou uma licenciatura em Finanças, na Universidade Técnica de Lisboa, iniciou a sua carreira em 1974, como docente do ISCTE, em Lisboa e como responsável do Departamento de Finanças Locais, no Ministério da Administração Interna.
Foi diretora do Serviço de Finanças da Direção-Geral do Tesouro, e dos serviços financeiros e administrativos da Assembleia da República. Está ligada à área da banca desde 1985, tendo sido diretora e administradora do Banco Português de Investimento, tornando-se presidente da mesma em 2017.
A avaliação da Forbes Portugal é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20, obtendo-se assim uma pontuação final para cada nome analisado: Fortuna, Poder de Decisão, Poder de Influência, Dimensão do Negócio e Empreendedorismo. Depois de pontuados, os nomes foram organizados pelas áreas de atividade em que mais se destacam, selecionando-se as cinco mulheres mais pontuadas de cada categoria.