A Oris anunciou que é climaticamente neutra, fazendo agora parte de um grupo restrito de marcas suíças de relojoaria que conseguiram chegar até aqui.
“Consciente da dificuldade de medir e provar a neutralidade climática de uma marca ou empresa, a Oris teve sempre a seu lado o parceiro ClimatePartner, uma importante entidade independente especializada em ação climática, que calculou a pegada de carbono da Oris e dos seus produtos, tendo em consideração as emissões de carbono resultantes de atividades que podem ir desde o aquecimento da manufatura, às deslocações de colaboradores para o trabalho”, explica a empresa.
Certificação da ClimatePartner
Depois disso, a Oris obteve a certificação da ClimatePartner pela compensação de mais de 2.500 toneladas de CO2 através do seu apoio ao projeto “Clean oceans”, da Plastic Bank, que impediu que 1 bilião de garrafas de plástico acabassem nos oceanos. Cada 10 kg de desperdícios plásticos recolhidos equivalem a 1 tonelada de CO2 compensada.
A Oris afirma, entretanto, que, após ter alcançado este objetivo da neutralidade climática, pretende modernizar a sua manufatura e utilizar cada vez mais energia verde, na linha dos Objetivos de Sustentabilidade das Nações Unidas. Nesse linha, a companhia está a instalar painéis solares que irão gerar 60 por cento da sua eletricidade.
A partir de 2022 o objetivo será reduzir as emissões de CO2 em 10 por cento ao ano, anuncia a empresa.
A partir de 2022, o objetivo será reduzir as emissões de CO2 em 10 por cento ao ano, “isto porque compensar é importante, mas melhor ainda será a capacidade de reduzir ou eliminar essas emissões”, diz a empresa.
“Como marca e como indústria, devemos melhorar ainda mais e garantir que a nossa atividade tem no ambiente um impacto não só neutro, mas positivo. Acreditamos ser algo perfeitamente alcançável e continuaremos na linha da frente a trazer Mudança para Melhor à relojoaria suíça, nesta década e nas seguintes”, declara Rolf Studer, Co-CEO da Oris.