Os carregamentos de veículos elétricos na rede Galp cresceu 60% no primeiro trimestre totalizando mais de 196 mil operações. De acordo com a Galp, este desempenho é construído em cima de resultados recorde de 2022, ano em que registou um volume de mais de 600 mil carregamentos.
Entre janeiro e março, houve um total de 196.413 carregamentos de veículos elétricos na rede. A Galp explica esta tendência de crescimento com a expansão da rede de pontos de carregamento, com os projetos de investimento que vão permitir atingir 10 mil pontos em Portugal e Espanha até 2025.
O grupo liderado agora por Filipe Silva detalha ainda que com “vários investimentos a sair do papel, a rede Galp vai conhecer nas próximas semanas um novo impulso”. As novas localizações com carregadores que vão entrar em funcionamento são Vilamoura e Santa Maria da Feira que irão contribuir, no total, com mais 126 pontos na rede Galp de Norte a Sul.
O projeto de Vilamoura está dividido em duas fases de desenvolvimento, sendo que já está em operação nove localizações com carregador ultrarrápido duplo de 100kW, o que se traduz em 18 pontos de carregamento a servirem o mesmo número de lugares de estacionamento. A Galp refere que este projeto prevê ainda a construção, até janeiro de 2024, de mais dez localizações com carregador ultrarrápido duplo de 100kW.
Em Santa Maria da Feira, o projeto em desenvolvimento resulta de uma concessão municipal que prevê 44 localizações: 40 carregadores normais (22kW) e quatro carregadores rápidos (50kW). Em operação já estão 13 localizações, prevendo-se que, quando terminada a construção total, esta concessão fique com 88 pontos de carregamento disponíveis no município, com uma dispersão geográfica que cobre todas as juntas de freguesia com uma solução de carregamento de veículos elétricos.
Os investimentos na região não metropolitana de Santa Maria da Feira, com vários carregadores instalados em contexto não urbano, e na zona de Vilamoura, fortemente marcada pela sazonalidade, refletem de forma evidente a aposta da GALP na disseminação de infraestrutura de carregamento por toda a extensão do território nacional, para que a carência de equipamentos de carregamento não seja um obstáculo para a adoção generalizada de soluções de mobilidade eletrificadas.
A rede Galp já opera mais de 2600 pontos de carregamento, com uma capacidade instalada de 45MW. Até ao final de 2023, a empresa prevê ter instalados cinco mil pontos em Portugal e Espanha, até atingir os dez mil, em 2025, na Península Ibérica.