A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) tem novo presidente. Carlos Carvalho tomou posse esta tarde sucedendo no cargo a Alexandre Meireles na liderança da ANJE.
O novo presidente da ANJE, de 40 anos, é sócio e CEO da empresa tecnológica Adyta. É formado em engenharia, mas foi na gestão que aprofundou conhecimentos, tendo realizado uma pós-graduação na Universidade de Liverpool, onde também desenvolve mestrado na mesma área, com foco nos temas da transferência de conhecimento, inovação e empreendedorismo.
Em comunicado a ANJE explica que “foi exatamente o desafio para que se juntasse a dois investigadores da Universidade do Porto que tinham acabado de fundar a startup tecnológica Adyta, spin-off da U. Porto, que levou Carlos Carvalho ao mundo da liderança empresarial”.
Desde então, tem liderado o crescimento da empresa que continua a manter uma forte componente de inovação. Instalada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, a Adyta participa em projetos internacionais de desenvolvimento tecnológico para a Defesa Europeia, trabalhando, por exemplo, ao nível de segurança de comunicações quânticas, e é a única empresa portuguesa que integra o consórcio internacional SWAT-SHOAL, liderado pela espanhola Navantia, no desenvolvimento de drones subaquáticos.
Carlos Carvalho integrou a Direção Nacional da ANJE entre 2020 e 2024, onde foi Diretor Nacional Norte. Foi nesse âmbito que representou a associação nas direções da YES For Europe – European Confederation of Young Entrepreneurs, onde foi vice-presidente, e da FIJE – Federación Iberoamericana de Jóvenes Empresarios, onde é atualmente vice-presidente Ibéria.
Neste contexto internacional, foi também delegado e representante europeu nos eventos do G20 Young Entrepreneurs Alliance, na Índia em 2023, e no Brasil em 2024. A G20 YEA é a maior rede de jovens empresários do mundo, composta pelos representantes dos países com economias mais desenvolvidas e Carlos Carvalho tem aproveitado a ligação a estes fóruns para dinamizar e acelerar a ligação do ecossistema dos jovens empresários portugueses com jovens empresários oriundos dos países membros do G20.
Durante a tomada de posse na sede da ANJE, no Porto, Carlos Carvalho salientou que se pretende que a associação “represente com clareza os agentes de mudança que são os jovens empreendedores. Queremos contribuir com palavra própria e independente para uma sociedade que potencie o empreendedorismo e a ação empresarial”. O novo presidente da ANJE acrescentou ainda que “queremos contribuir para desconstruir fronteiras e barreiras e incentivar os negócios portugueses a internacionalizarem-se. Queremos mostrar que este caminho se pode fazer com ética empresarial, com respeito e com atitude positiva e inclusiva.”