A serra do Caramulo acolhe este fim-de-semana a XVII edição do Caramulo Motorfestival, o maior festival motorizado em Portugal, apropriadamente apelidado por muitos como o “Goodwood português”, numa referência ao britânico Festival de Velocidade de Goodwood, o maior do mundo do seu género.
O Caramulo Motorfestival é organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal, juntando mais de 1100 automóveis, motos e aviões.
O evento é gratuito e a organização mantém a aposta numa programação abrangente e dirigida ao público em geral e às famílias em particular, que inclui atividades lúdicas, parques infantis insufláveis, gastronomia, bares e zonas chill out com música durante todo o evento.
O programa deste domingo, 4 de setembro, é o seguinte:
Neste link, aqui em baixo, pode acompanhar o evento em direto:
Rampa Histórica Michelin
Um dos pontos altos do Caramulo Motorfestival é a Rampa Histórica Michelin, prova direcionada aos automóveis clássicos, históricos e de competição, nas categorias de velocidade e regularidade, com a parte desportiva a cargo da Associação Académica de Coimbra – Secção de Desportos Motorizados.
A edição de 2022 da Rampa Histórica Michelin conta com o número recorde de mais de 160 automóveis, que participam na Concentração Turística e competem no troféu monomarca Kia GT Cup e nas vertentes Speedmasters e Chronomasters.
A Rampa Histórica Michelin volta a contar com a categoria Pré-guerra, destinada a automóveis produzidos até 1939 e que celebra a era dourada do automobilismo e a categoria dedicada aos Formula Vee, monolugares com base no chassis do popular Volkswagen Carocha.
Pilotos convidados
Como é hábito, o evento vai também contar com uma lista de pilotos convidados a participar na Rampa Histórica Michelin e no convívio com o público. Entre estes encontra-se Emerson Fittipaldi, bi-campeão do mundo de Fórmula 1, Carlos Tavares, piloto e CEO da Stellantis, André Villas-Boas, que é tão conhecido pela sua paixão por automóveis clássicos e desportivos como pela sua carreira com o treinador.
A dupla Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva também estará presente, fazendo-se acompanhar do Mitsubishi Lancer Evo III, com o qual escreveram um dos capítulos mais importantes da história do automobilismo português, ao vencer o Campeonato do Mundo de Ralis de Grupo N em 1995.
Manuel Gião, um dos pilotos portugueses de velocidade mais bem-sucedidos a nível internacional, também é outro rosto a marcar presença.
A organização destaca ainda outros nomes: Francisco Sande e Castro, Ricardo Teodósio, atual Campeão Nacional de Ralis, Bruno Magalhães, Ricardo Megre, Rita Vieira, José Pedro Fontes, Hugo Lopes, João Rôlo, Rufino Fontes e os pilotos de trial Filipe Paiva e José Sequeira.
Rui Ramalho, o detentor do recorde do traçado da Rampa do Caramulo (1:14s67), estabelecido ao volante do Osella PA2000 Evo 2 em 2017, também marca presença, bem como Pedro Salvador, Veloso Amaral, Pedro Villas-Boas, um nome de referência na modalidade de todo-o-terreno.
Um festival de causas
A Race for Good, movimento criado por André Villas-Boas que utiliza o desporto como veículo de divulgação e promoção do apoio a causas de cariz social e humanitário, irá juntar-se mais uma vez ao Caramulo Motorfestival.
Por sua vez, o projeto The Good Drive propõe ligar os proprietários de automóveis clássicos com organizações de carácter social, e assim possibilitar uma experiência única de passear numa cápsula do tempo, criando um momento histórico e de sociabilização com quem mais precisa. Para tal organizam passeios com visitas aos melhores eventos de automóveis clássicos de Portugal.
Novidades para 2022
Uma das granes novidades do Caramulo Motorfestival é o Caramulo Experience Center (CEC) é um espaço dedicado a todos os petrolheads que restauram, conduzem e respiram automóveis e motos antigas. Situado na Vila do Caramulo, num antigo edifício industrial construído no início dos anos 70, o Caramulo Experience Center alberga nos seus mais de 2.400m2 uma oficina de restauro e manutenção de automóveis clássicos, as reservas da coleção do Museu do Caramulo, uma área de exposições, um centro de documentação e uma loja de produtos para clássicos, entre outros.
O CEC está a cerca de 1 km do evento, sendo possível chegar lá, e regressar, através de shuttles gratuitos.
A edição de 2022 será também marcada pelo “Regresso dos Supercarros”, a exposição temporária apresenta aos visitantes uma evolução do segmento dos Supercarros, com um elenco extremamente difícil de reunir debaixo do mesmo teto e que inclui modelos icónicos tais como o Lamborghini Diablo VT, o Jaguar XJ220, o Porsche Carrera GT, o Porsche 918 Spyder, o Mercedes-AMG GT Black Series, o Aston Martin V12 Speedster, o Ferrari Roma, o McLaren 675 LT ou o Ford GT40 MkII “Continuation”.