O Caramulo Motorfestival 2025 está já em contagem decrescente, com um cartaz que promete marcar a agenda dos entusiastas de motores e colecionadores. O evento acontece de 5 a 7 de Setembro e o ponto alto será, como é tradição, a Rampa Histórica do Caramulo, que junta cerca de 140 equipas nacionais e internacionais numa seleção de automóveis clássicos e de competição com elevado valor histórico. Entre as categorias destacam-se os Chronomasters, reservados a modelos pré-guerra e Fórmula V, e os Speedmasters, centrados nos automóveis de Turismo que deixaram marca nos circuitos.
A edição deste ano terá um brilho especial com a participação de John Watson, 79 anos atualmente, um veterano da Fórmula 1 que guiou para equipas como Brabham, Lotus, Penske e McLaren, e que detém o recorde da maior recuperação de sempre na modalidade: a vitória no Grande Prémio de Long Beach, EUA, em 1983, depois de arrancar de 22.º lugar. Isto depois de ano ano anterior, em 1982, no citadino Grande Prémio de Detroit, ter começado a corrida a partir da 17ª posição na grelha de partida e terminado no 1º lugar.

Lenda da F1 e presença carismática no paddock, o piloto britânico John Watson disputou 154 Grandes Prémios entre 1973 e 1985, alcançando cinco vitórias e 20 pódios. Ao longo da carreira, destacou-se pelo talento e também pela coragem, como no dia em que ajudou a retirar Niki Lauda do Ferrari em chamas em Nürburgring, em 1976. Em 1982, esteve perto do título mundial, terminando o campeonato apenas cinco pontos atrás do campeão Keke Rosberg. Após a Fórmula 1, teve uma carreira competitiva de sucesso nos Sport-Protótipos e tornou-se uma referência como comentador televisivo.
Entre os pilotos portugueses confirmados estão nomes históricos como Carlos Palma, Ricardo Megre, Fernando Peres, Nuno Rodrigues da Silva e Edgar Fortes, este último a revisitar o Renault 5 GT Turbo com que foi campeão nacional de velocidade em 1985. Pedro Salvador vai assinalar 30 anos de carreira com uma celebração especial a revelar no evento, juntando-se a Vítor Pascoal e Nuno Caetano na lista de convidados.
Um dos momentos aguardados será a estreia dinâmica do Adamastor Furia, superdesportivo desenvolvido no Porto, equipado com um motor V6 de origem Ford Performance. O modelo português vai subir a rampa do Caramulo em várias ocasiões, oferecendo ao público uma rara oportunidade de ver (e ouvir) de perto um projeto que pretende afirmar-se na indústria automóvel internacional.

Um festival de celebrações: de Ayrton Senna à UMM
O Motorfestival de 2025 será também um palco de efemérides. Destacam-se os 70 anos do Citroën DS, os 70 anos da Alpine e do Fiat 600, os 50 anos do Portaro, primeiro todo-o-terreno português, e ainda os 40 anos da primeira vitória de Ayrton Senna, no Estoril, sob chuva intensa.
Outro momento especial será a homenagem ao legado da UMM, com a reunião de viaturas e pilotos que participaram nas edições do Dakar de 1982, 1983 e 1984, incluindo o regresso do icónico BM-00-93, que participou na mítica prova e foi restaurado pela própria marca: “Quarenta anos depois, regressa como símbolo da coragem, do engenho e do espírito pioneiro que marcaram a presença lusa na mais dura prova de ralis do mundo”, destaca a organização do Caramulo Motorfestival.
Duas rodas, exposições e experiência imersiva
O universo das motos também volta a ter palco próprio na Bikersville, espaço dedicado a marcas, clubes e motos clássicas, de competição e personalizadas. O Museu do Caramulo reforça a programação com duas exposições de peso: “The Fittipaldi Collection”, com peças do bicampeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi, e “A Segunda Guerra Mundial ao Vivo e a Cores”, mostra imersiva inédita em Portugal.
Entretenimento para toda a família
Com entrada livre, o Caramulo Motorfestival aposta em atividades que vão além do universo motorizado. A Motorlândia inclui pista de karts elétricos, slot cars e espaços para crianças, enquanto o Air Show garante espetáculo aéreo com aviões clássicos. O evento oferece ainda gastronomia, música, zonas de descanso e até uma Glamping Village para quem quiser ficar instalado no coração do festival.
Num convite à nostalgia, a organização desafia os visitantes a chegarem de automóveis clássicos e “vestidos à época”, recriando o ambiente dos dias dourados do desporto motorizado. Os melhores trajes terão direito a prémios exclusivos.
O Caramulo Experience Center complementa a experiência, revelando veículos habitualmente fora de exposição, numa viagem pela história do automobilismo.
De efemérides históricas à estreia de um supercarro nacional, passando por experiências imersivas e convívio entre pilotos e fãs, a XX edição do Caramulo Motorfestival reafirma-se como a maior celebração da cultura automóvel e motorizada em Portugal.