A Stellantis, a TotalEnergies e a Mercedes-Benz concluíram um acordo com vista à integração da Mercedes-Benz como novo sócio da Automotive Cells Company (ACC).
A ACC tem como objetivo desenvolver e produzir baterias e módulos para veículos elétricos, mobilizando um investimento superior a sete mil milhões de euros, que será apoiado por subvenções públicas e financiado por capitais próprios e empréstimos.
Na sequência desta entrada, os parceiros comprometeram-se a aumentar a capacidade industrial da ACC para um mínimo de 120 GWh até 2030.
A Mercedes-Benz torna-se acionista da ACC, em parte idêntica à da Stellantis e à da TotalEnergies, detendo cada entidade um terço do capital.
A integração da Mercedes-Bens está sujeita à finalização dos acordos definitivos, bem como às condições habituais de conclusão e aprovação por parte das autoridades competentes.
Projeto nascido em 2020
A ACC resulta da iniciativa levada a cabo em 2020 pela Stellantis e pela TotalEnergies, em conjunto com a sua subsidiária Saft, e que conta com os apoios das autoridades francesas, alemãs e europeias, com vista à criação de um “campeão” europeu de baterias para veículos elétricos.
A criação deste “campeão” europeu de baterias é mais um impulso para ajudar a Europa a enfrentar os desafios da transição energética na mobilidade e a garantir a segurança do aprovisionamento de um componente fundamental para a indústria automóvel de veículos elétricos.
“A chegada da Mercedes-Benz à ACC demonstra os méritos desta iniciativa e os progressos industriais alcançados desde o ano passado, que serão, assim, reforçados”, salienta a ACC.
“A chegada da Mercedes-Benz como novo acionista é um marco importante para a ACC”, declara Yann Vincent, Diretor Geral da ACC. “Trata-se de um grande voto de confiança expressa pela Mercedes-Benz no nosso roteiro tecnológico e na competitividade dos nossos produtos. Esta adesão irá reforçar, significativamente, o potencial de negócio da ACC, sustentando o seu plano de crescimento ambicioso. Reforça, também, o nosso contributo para com um futuro elétrico e sustentável.”
Ola Källenius, Presidente da Daimler AG e Mercedes-Benz AG, salienta que “a Mercedes-Benz está a implementar um plano de transformação muito ambicioso e este investimento marca um passo estratégico no nosso caminho rumo à neutralidade carbónica. Com a ACC, iremos desenvolver e produzir, de modo eficiente e na Europa, módulos e baterias que estejam perfeitamente adaptados às exigências dos nossos modelos”.
Com a Mercedes-Benz como novo parceiro, a ACC visa pelo menos duplicar a capacidade das suas instalações europeias.
Ola Källenius diz que “esta nova parceria permite-nos garantir os nossos aprovisionamentos, alavancar economias de escala e fornecer aos nossos clientes uma tecnologia de baterias de nível superior. Além disso, podemos ajudar a assegurar que a Europa continue no centro da indústria automóvel, incluindo na era da mobilidade elétrica. Com a Mercedes-Benz como novo parceiro, a ACC visa pelo menos duplicar a capacidade das suas instalações europeias, de forma a apoiar a competitividade industrial da Europa na conceção e fabrico de baterias.”
Já Carlos Tavares, CEO da Stellantis, que há uma semana tinha anunciado que iria renunciar ao cargo no conselho de administração da Airbus para se dedicar a tempo inteiro à Stellantis, dá “as boas-vindas à Mercedes-Benz, como parceiro estratégico que partilha o nosso compromisso de fortalecer e desenvolver a liderança da ACC”.
Referindo que “a estratégia de eletrificação da Stellantis decorre a toda a velocidade”, Carlos Tavares entende que “este anúncio é mais um passo para sermos líderes em veículos totalmente elétricos, com as nossas 14 marcas empenhadas em oferecer aos clientes as melhores soluções elétricas. Este consórcio assenta na combinação das nossas competências técnicas e sinergias industriais, e continua a garantir que a Stellantis lidera o modo como o mundo se move, da forma mais eficiente, acessível e sustentável”.
Ambição de criar um campeão europeu de baterias
Patrick Pouyanné, Presidente e Diretor Geral da TotalEnergies, também se mostra muito satisfeito por acolher a Mercedes-Benz como novo sócio da ACC: “Tal demonstra a credibilidade da nossa iniciativa há um ano com a Stellantis e reforça, claramente, a nossa ambição de criar um campeão europeu de baterias. Juntos, reunimos todas as competências necessárias para contribuir para o desenvolvimento sustentável da mobilidade”.
Diz Pouyanné que “este novo passo é mais uma demonstração da transformação da TotalEnergies numa empresa multienergias e do nosso desejo de expandir a nossa presença no campo da mobilidade elétrica. A TotalEnergies contará, assim, com a reconhecida experiência da sua subsidiária Saft em matéria de baterias e no savoir-faire industrial dos nossos parceiros, para responder ao forte crescimento dos veículos elétricos na Europa”.