A Antarte desenhou e produziu o cadeirão utilizado pelo Papa Francisco na visita oficial a Timor-Leste de 9 a 11 de setembro de 2024. Mário Rocha, fundador e CEO da Antarte, foi recebido pelo Papa Francisco numa audiência na Nunciatura Apostólica em Díli. O Sumo Pontífice “acolheu com agrado” o envio do cadeirão para o Vaticano, avança a empresa portuguesa.
O cadeirão do Papa Francisco é uma peça integralmente idealizada pela Antarte. Mário Rocha, CEO e diretor criativo da marca, liderou uma equipa de 14 profissionais de diversas áreas funcionais num projeto que totalizou mais de 180 horas de trabalho.
“O cadeirão expressa a nobreza institucional do Papa e respeitou um conjunto de diretrizes do Vaticano no que toca às medidas e materiais a serem utilizados.
O desenho final da peça expressa a personalidade intemporal do Papa Francisco”, refere a empresa.
A Antarte recorreu a fibras naturais como o algodão e o linho, para os tecidos usados nos revestimentos do cadeirão, os quais foram produzidos em tear.
Já a insígnia com o brasão do Vaticano colocada no topo da costa do cadeirão, foi feita em impressão 3D de última geração para obter a máxima definição em cada pormenor.
O convite para a criação desta peça surgiu do Presidente da República de Timor-Leste e Nobel da Paz, José Ramos-Horta quando se deslocou a Portugal em abril de 2024 para inaugurar oficialmente o Antarte Center e o Antarte Museum.
Esta é a segunda cadeira criada pela Antarte para os Papas, depois de, em 2010, ter produzido a cadeira de descanso do Papa Bento XVI, para a visita do sumo pontífice ao Porto, a 14 de maio desse ano.
Para Mário Rocha, fundador e CEO da Antarte, “foi uma honra ser recebido pelo Papa e Sua Santidade ter acolhido com agrado o envio, para o Vaticano, do cadeirão que a Antarte desenhou e produziu para o Santo Padre utilizar na visita oficial a Timor Leste. É um orgulho em pouco mais de uma década, a Antarte ter criado peças personalizadas para dois Papas e ambas estarem no Vaticano”.