Depois de anunciar que já tem mais de 95% do espaço de exposição contratado a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa revela agora que o destino internacional convidado é Cabo Verde.
A organização da 34ª edição da BTL realça que o arquipélago cabo-verdiano “um destino de eleição dos turistas portugueses, é o destino internacional convidado da edição 2024 da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que irá decorrer de 28 de Fevereiro a 3 de Março na FIL – Parque das Nações”.
Em comunicado a BTL explica ainda que este é “um destino turístico com crescente visibilidade, que atrai visitantes do mundo inteiro” e detalha que “as diferentes ilhas têm uma personalidade própria, desde a agitação de Santiago à tranquilidade de Santo Antão. Oferecendo atrativos turísticos diferenciados em cada ilha do arquipélago, Cabo Verde tem ganhado destaque no panorama internacional através de uma estratégia de promoção atualizada e competitiva”.
No mesmo comunicado pode ler-se que “a proximidade geográfica aliada à facilidade de acesso, com voos diretos regulares, torna Cabo Verde uma escolha ainda mais atrativa para os viajantes portugueses que desejam explorar novos horizontes em busca de lazer, mas também para os visitantes em negócio e do segmento VFR (visiting friends and relatives)”.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) cabo-verdiano, referente ao segundo trimestre de 2023, Portugal representa o segundo maior mercado emissor de turistas para Cabo Verde, totalizando 12,2% das entradas e 12,3% das dormidas.
Citado no comunicado, o ministro do Turismo e Transportes do país lusófono, Carlos Santos, assume que “este vai ser um ano de grandes conquistas para o turismo de Cabo Verde. Para já, com a apresentação da nova marca Cabo Verde, visando uma comunicação mais direcionada para a diversificação do produto e do mercado, reflexo de uma estratégia bem definida baseada numa planificação que projeta o país como uma plataforma de serviços”. O governante realça ainda que “estão a criar-se condições para que o turismo tenha o âmbito territorial a nível de todas as ilhas e encontre no ambiente, na cultura e na história os ingredientes principais da formação dos produtos”.
Carlos Santos salienta que o facto de Cabo Verde ser designado como destino internacional convidado da feira de turismo lisboeta é “um reconhecimento pelo trabalho que o Governo de Cabo Verde tem levado a cabo, desde 2016, em prol do desenvolvimento e melhoria do destino”. Carlos Santos destaca, neste trabalho, o facto de se ter primeiro elegido “o turismo como motor de desenvolvimento do país e eixo catalisador e indutor de toda a atividade económica. Segundo, fazendo do turismo o instrumento primordial na redução da pobreza, através da criação de emprego e da maximização do impacto dos efeitos positivos, via um crescimento virtuoso e sustentável, em prol da população e das comunidades, sobretudo para jovens e mulheres”.
Carlos Santos sublinha ainda que “o país está a atravessar um dos seus melhores momentos de sempre”, sendo que o Arquipélago recebeu, em 2023, mais de 900 mil turistas, superando em cerca 12% os números de 2019. A expectativa para 2024 “é de um contínuo crescimento. Com efeito, a presença de Cabo Verde na BTL, enquanto país convidado é, com certeza, o cenário ideal e ímpar para dar a conhecer o destino turístico, as suas gentes, as suas paisagens, a sua cultura e o património histórico que as ilhas apresentam”, acrescenta o ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde.
No mesmo comunicado, a gestora da Bolsa de Turismo de Lisboa, Dália Palma, refere que receber Cabo Verde na edição de 2024 da feira como destino internacional convidado “é uma forma de celebrar a ligação próxima e duradoura entre os nossos dois mercados”. Dália Palma sublinha que “a Cabo Verde, a BTL oferece uma plataforma de destaque para desenvolver sinergias comerciais com vários players do turismo português, mas também um espaço privilegiado para promover as novidades do destino e contactar diretamente com o consumidor”.