Estas 30 pessoas pegaram no talento, criatividade e trabalho, juntaram-lhe uma dose de ousadia, e quebraram qualquer ideia pré-concebida de que a idade é um posto. Entre as finanças e as redes sociais, passando pelo entretenimento, marketing ou arte, são os líderes de hoje e a certeza de que o futuro tem tudo para ser brilhante.
Na primeira edição da lista 30 Under 30 da Forbes Portugal estão os campeões do desporto nacional e internacional, os inovadores focados no impacto social ou ambiental e na saúde publica, os pioneiros da internet, os artistas de vários palcos e os criativos com soluções para grandes desafios ou pequenos problemas do dia-a-dia.
Média de idades: 25,8 anos
A pessoa mais velha da lista é Isadora Laban, gestora de conteúdos na Netflix, com 30 anos, e a mais nova é a atriz Madalena Aragão, com 17 anos. A média de idades ficou fixada nos 25,8 anos.
Género: 63% masculino e 37% feminino
Das 33 pessoas da lista – são 30 posições, mas duas nomeações são para mais do que uma pessoa em conjunto –, 21 são homens e 12 são mulheres.
Gen Z (< 27 anos): 15
O ano de 1996 traça a linha que divide este grupo em duas gerações. É o momento em que terminam os millennials e começa a geração Z, que neste caso está em minoria, apesar de estar muito perto dos 50%.
Fundadores e confundadores: 12
Entre os 30 lugares desta lista, estão 12 pessoas que fundaram ou cofundaram a sua própria empresa.
Número de categorias: 13
A lista conta com 13 categorias. São elas: arte, ciência e educação, desporto, finanças, marketing e publicidade, moda, tecnologia e inovação, design, healthcare, retalho e ecommerce, entretenimento, música e social media.
Mais elementos por categoria: 4
São duas as categorias com quatro elementos, as maiores da lista de 13. Desporto e Social Media foram as áreas que mais contribuíram com talento para a classe de 2023.
Faturação: 6,4 milhões de euros
Daqueles que fundaram, cofundaram ou são sócios de empresas, a faturação estimada supera os 6,4 milhões de euros.