A Comissão Europeia aprovou uma nova ajuda do Estado português de 71,4 milhões de euros à TAP para fazer face aos efeitos negativos da pandemia.
No comunicado a Comissão Europeia anuncia que “aprovou hoje, ao abrigo das regras da União Europeia em matéria de auxílios estatais, uma ajuda portuguesa no valor de 71,4 milhões de euros para continuar a apoiar a TAP Air Portugal no contexto da pandemia”.
Bruxelas explica ainda que este montante serve “para compensar a TAP Air Portugal pelos danos sofridos entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2021 como resultado direto das restrições de viagem em vigor para limitar a propagação do vírus”.
A instituição europeia lembra que devido às restrições de viagem, “a TAP Air Portugal sofreu perdas de exploração significativas e sofreu um declínio acentuado no tráfego e na rentabilidade durante este período”.
Na mesma nota pode ler-se que a companhia aérea de bandeira nacional “desempenha um papel fundamental no crescimento do turismo e da economia portuguesa no seu conjunto e é um empregador significativo em Portugal”. Esta ajuda irá assumir “a forma de uma injeção de capital ou de um empréstimo que pode ser convertido em capital”, sendo que cabe ao Governo português a escolha do formato.
Este anúncio surge um dia depois de ter aprovado o plano de reestruturação da TAP e a ajuda estatal de 2.550 milhões de euros, ainda que tenha imposto alguns remédios.