O grupo Brisa anunciou que 2025 será de aposta na segurança de quem viaja e de reforço da oferta de pontos de carregamento de veículos elétricos. Para concretizar estas metas, a gestora de autoestradas conta com um pacote de investimento avaliado em 90 milhões de euros.
A Brisa detalha que, em toda a rede de autoestradas, está previsto o reforço da oferta de pontos de carregamento de veículos elétricos. A meta é chegar ao fim do ano com 340 pontos de carregamento rápido e ultrarrápidos, dos quais 100 estarão instalados em cada sentido da A1 e quase 50 em cada sentido da A2. Isto porque pretende “assegurar que é possível com um veículo elétrico fazer viagens de longo curso na rede de autoestradas da Brisa”. A empresa prevê também ampliar a capacidade de parqueamento de viaturas ligeiras.

Para ajudar a reduzir a sinistralidade, o grupo liderado por António Pires de Lima vai investir, ao longo do ano, 65 milhões de euros nas autoestradas, em que, grande parte do valor será para reforçar a segurança e o conforto de quem viaja. De acordo com a Brisa, o objetivo é “melhorar os indicadores de sinistralidade de 2024, em que o número de vítimas mortais foi o mais reduzido do século”.
O administrador-executivo do grupo Brisa, Manuel Melo Ramos, realça que “a segurança, dos clientes e dos trabalhadores, é uma prioridade na nossa atividade. Registámos uma melhoria significativa na sinistralidade grave em 2024, que confirma a evolução que se tem verificado nesta década”. Manuel Melo Ramos refere ainda que, no ano passado, “tivemos uma redução de 40% no número de vítimas mortais face a 2023. O número de feridos graves também desceu de 80 para 64. Há uma evolução bastante significativa na nossa rede e são dados muito melhores do que aqueles que se verificaram na rede nacional”.
Nos 1500 quilómetros de autoestradas da rede sob a sua alçada, haverá investimento em obras de manutenção que vão abranger autoestradas em todo o país, com obras de beneficiação em pavimentos e reabilitação de viadutos e taludes, entre outos trabalhos. E também na conclusão do processo de renovação das Áreas de Conforto Colibri, exclusivas da rede da Brisa, um investimento global que se cifrou em cerca de 30 milhões de euros.
Estão ainda previstos investimentos na eletrificação da frota e na adoção de energias renováveis e produção para autoconsumo.