O Hora Mundi tornou-se um sucesso instantâneo no momento do seu lançamento. Este relógio mecânico, que tinha demorado três anos a desenvolver e ao qual foram concedidas quatro patentes, apresentava uma característica decisiva na forma de um mostrador dual-time de troca instantânea com função de memória.
Este feito técnico é alcançado através do impulsor e da coroa. Ao selecionar a hora e a data da primeira cidade, o proprietário do relógio apenas tem de definir a segunda cidade. Depois, o mecanismo do relógio calcula a hora e a data através de um sistema inteligente de cames, martelos e um diferencial integrado.
Nesse momento, basta simplesmente pressionar o impulsor (do lado esquerdo) para “viajar” de um extremo ao outro do planeta, tudo isto sem perturbar o funcionamento preciso do relógio.
Construção de discos sobrepostos
O mostrador oferece uma interpretação do mundo no pulso, jogando com os materiais e os discos sobrepostos. Na primeira base dourada, o guilhoché ondula contra as margens dos continentes. A base sunburst do mostrador, vestida de abyssal blue (azul), cria um efeito de ondulação. Este efeito pode também dever-se à forma como os continentes são representados: um disco adicional feito de safira, composto por meridianos metalizados e onde os continentes têm um tratamento escovado acetinado horizontal, enquanto as suas linhas costeiras são delineadas com uma fronteira turquesa metálica. Por último, um flange exterior serve de suporte para os vários elementos presentes no mostrador.
Disposição da informação no relógio
Tornar o mostrador legível e, ao mesmo tempo, proporcionar uma estética especial a cada indicação foi o objetivo desta criação da Breguet. Os ponteiros das horas e dos minutos, bem como os marcadores das horas, são adornados com material luminescente, garantindo uma legibilidade noturna.
O sol e a lua posicionados às 4 horas são bujardados à mão para criar um resultado realista. Enquanto o sol é ouro rosa luminoso, a lua é revestida com ródio e exibe uma aparência cinzenta.
Exibida através de uma abertura de 12 horas, a data apresenta um ponteiro retrógrado adicional colocado sob o mostrador da abertura e apresentando uma ponta em “U” arredondada que serve para circundar a data de cada dia que passa.
O acabamento denominado brouillage é uma antiga decoração relojoeira que foi atualizada e cria um efeito mate, ainda que brilhante. Também facilita a leitura, mantendo-se simultaneamente discreto.
As cidades correspondentes aos diferentes fusos horários são indicadas às 6 horas. Uma âncora metalizada colocada por cima da janela serve para determinar o local cuja hora atual se deseja consultar.
A caixa de 43.9 mm de diâmetro, disponível em ouro branco ou rosa, abriga o Calibre 77F1, cujo balanço oscila a uma frequência de 4 Hz. Este movimento mecânico automático está equipado com um escape feito de silício – um material com múltiplas propriedades e que é resistente tanto à corrosão, como ao desgaste. É também insensível aos efeitos dos campos magnéticos.
O Calibre 77F1 “apresenta uma vantagem única na forma dos seus módulos adicionais patenteados para o mecanismo de fuso horário duplo, o segundo mostrador de fuso horário, a roda de memória mecânica programável e reprogramável e o tipo de ponteiro dia/noite do mostrador”, realça a marca.
Parte deste mecanismo, com a sua reserva de energia de 55 horas, pode ser admirada na parte de trás da caixa de safira.
O novo Marine Hora Mundi está disponível com uma bracelete de couro, uma bracelete de borracha ou uma bracelete dourada.
Preços indicativos:
€ 73,700 (bracelete de borracha ou bracelete de couro)
€ 96,500 ( bracelete dourada.)