A organização dos Melhores Destinos Europeus, do Inglês European Best Destination (EBD), elaborou um ranking sobre os melhores lugares europeus para os americanos viverem, investirem, criarem novos projetos e até mesmo para trabalharem.
A EBD revelou 20 destinos europeus mais acolhedores e atraentes para os americanos, entre os quais, três lugares de Portugal: Braga, Algarve e Açores.
A European Best Destination, que faz parte da Rede EDEN da Comissão Europeia (European Destination of Excelence), considerou, para a seleção dos melhores, critérios como a qualidade de vida, sistema de saúde, conexão à internet, proximidade de aeroportos com voos internacionais, comunidade de expatriados ativa e baixo índice de criminalidade.
De acordo com a organização, a seleção das três cidades de Portugal aconteceram pelo facto de os portugueses serem, por natureza, exploradores e estarem abertos ao mundo.
“Esqueça os clichés de latinos que ficam ao sol, os portugueses são qualificados e trabalhadores e falam inglês muito melhor do que muitos de seus vizinhos europeus”
Braga é considerada a cidade mais feliz de Portugal e também está no pódio das cidades europeias com melhor qualidade de vida.
“Durante muitos anos, Braga acolheu startups e eventos internacionais. Famosa pela sua história e gastronomia, esta ‘Roma Portuguesa’ atrai não só empresários e famílias (pela sua qualidade de vida, espaços verdes e escolas internacionais), mas também aqueles que desejam investir no turismo. A cidade tem uma das maiores taxas de crescimento da Europa no setor”, sublinhou a organização.
Recentemente, a cidade nortenha foi reconhecida pela sua velocidade e eficácia na batalha contra a Covid-19, demonstrando a sua capacidade de inovação e dinamismo.
A capital da região do Minho alberga ainda importantes empresas internacionais como a Philips, Bosch e Continental, bem como startups e empresas de alta tecnologia. Existem voos regulares do Porto para os principais aeroportos dos EUA.
Já a região do Algarve, em Portugal, tem uma das mais baixas densidades populacionais da Europa, algumas das mais belas praias e mais de 330 dias de sol por ano.
Com uma qualidade de vida invejável, a região atrai não só reformados ingleses, franceses, alemães e italianos, mas também jovens trabalhadores nómadas que navegam online durante o dia antes de surfar nas ondas do mar, referem.
“Planeia sair dos EUA para se estabelecer na Nova Zelândia ou até na Islândia, mas não aprecia as temperaturas ou o custo de vida?”, questiona EBD. “Os Açores são o que precisa”, sugere a EBD.
Muitos incentivos foram colocados em prática pelo governo regional para atrair empresas e startups. Com IVA reduzido (18%, 10% e 5%), os Açores estão entre os destinos europeus com melhor qualidade de vida e a melhor relação qualidade-preço no mercado imobiliário. O preço médio do metro quadrado nos Açores é quase três vezes inferior ao preço médio nos EUA, refere o ranking.
Ao contrário de Paris, Barcelona e Berlim, o governo regional dos Açores favorece a instalação de alojamentos turísticos e oferece baixas taxas de impostos, remata o estudo.