Depois de Lisboa em 2023 ter sido eleita Capital Europeia da Inovação, desta vez foi a cidade de Braga que conquistou o título de “European Rising Innovative City”, Cidade Europeia Inovadora em Ascensão. Este reconhecimento deu-se na 10ª edição dos Prémios Europeus de Capital da Inovação (iCapital) de 2024, promovida pelo Conselho Europeu de Inovação (EIC), que decorreu esta quarta-feira, dia 13 de novembro, em Lisboa, durante a Web Summit.
Este prémio é promovido pelo European Innovation Council, e pretende reconhecer o papel que as cidades desempenham na formação do ecossistema de inovação local e na promoção de inovações disruptivas, em linha com os objetivos da Nova Agenda Europeia de Inovação.
A cidade portuguesa sucede a Linköping, na Suécia, tendo superado na corrida as localidades de Linz, na Áustria (2º lugar), e Oulu, na Finlândia (3º lugar).
Como vencedora, Braga irá receber um prémio de 500 mil euros, destinado ao fortalecimento de iniciativas inovadoras que possam continuar a transformar a “cidade dos Arcebispos” numa referência da inovação ao nível europeu. Todos os finalistas serão também convidados a integrar a rede Alumni do iCapital, promovendo a partilha de conhecimento e inovação urbana na Europa.
A cidade de Braga junta-se, assim, ao legado de sucessos anteriores do país, com Lisboa a ter sido consagrada como Capital Europeia de Inovação em 2023 e Cascais e Aveiro a terem alcançado o segundo lugar em anos anteriores.
Na avaliação que foi feita, Braga destacou-se por ter desenvolvido uma série de soluções inovadoras, desde clusters de base tecnológica a indústrias culturais e criativas, e estabeleceu um ecossistema de inovação centrado na colaboração e na inclusão.
Também durante a Web Summit foi anunciada a Capital Europeia da Inovação: Turim que “apresenta uma abordagem abrangente à experimentação e à inovação, tirando partido da sua história e do seu património industrial para enfrentar os desafios urbanos presentes e futuros”.
“Felicito calorosamente Turim e Braga por terem ganho o Prémio Capital Europeia da Inovação 2024-25. Estes prémios demonstram que a inovação não tem apenas a ver com tecnologia, mas também com a criação de oportunidades, a promoção da inclusão e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Os vencedores e finalistas estão a transformar a ambição em ação, dando exemplos inspiradores de inovação no terreno, na Europa e não só”, referiu Iliana Ivanova, Comissária europeia para a Inovação.
O prémio iCapital é promovido em Portugal pela ANI (Agência Nacional de Inovação), tendo uma rede de apoio à participação nacional nas iniciativas da Comissão Europeia que financiam e promovem investigação e inovação. Através desta iniciativa, a União Europeia reconhece as cidades com ecossistemas de inovação inclusivos que ligam o público ao meio académico, às empresas e ao setor público, a fim de melhorar o bem-estar da sociedade.