No ano em que a BMW celebra os 50 anos da icónica linha desportiva “M”, o construtor alemão lança um SUV arrojado e potente com o carimbo “M” que é também um modelo histórico. Isto porque este BMW XM é um “M” autêntico e não é apenas mais um modelo da BMW que recebeu uma preparação com o expertise da divisão desportiva da marca oriunda da Baviera.
Esse dado faz com que este XM seja apenas o segundo modelo desenvolvido de raiz como um BMW M. O primeiro foi o BMW M1, apresentado em 1978 e desenhado por Giugiaro. Este novo BMW XM é também o primeiro SUV da sigla “M” e também o seu primeiro modelo eletrificado, neste caso como um PHEV.
Em termos estéticos, o modelo tem quase ares de concept, com linhas extravagantes e jantes de 23 polegadas que lhe conferem um design muito próprio e musculado.
O SUV possui cinco lugares, medindo 5110 mm de comprimento, 2005 mm de largura, 1755 mm de altura e uma distância entre eixos de 3105 mm. Este é também o BMW mais pesado de sempre, com 2785 kg
O sistema M Hybrid do BMW XM oferece uma potência combinada total de até 480 kW/653 cv, sustentada por um motor V8 4.4 biturbo a gasolina de alta rotação e tecnologia de ponta M TwinPower Turbo com 489 cv às 5400 rpm e 650 Nm às 1500 rpm e um motor elétrico integrado na caixa automática de oito velocidades que garante 197 cv e 280 Nm.
O motor elétrico é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 25,7 kWh, que garante uma velocidade em modo 100% elétrico de 140 km/h. A autonomia em modo elétrico varia entre 82 e 88 km.
Em termos de aceleração, este imponente SUV, que dispõe de tração e direção às quatro rodas, demora apenas 4,3 segundos a ir dos 0 aos 100 km/h.
A velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente, ou de 270 km/h, se o XM tiver o opcional Driver’s Package.
A dinâmica “M” é garantida pela suspensão adaptativa M Professional e pelas barras estabilizadoras ativas.
No interior, do cockpit aos bancos da frente, passando pelos materiais, o BMW XM foi pensado ao detalhe tendo em mente uma experiência de condução de luxo.
O botão M Hybrid no centro da consola permite selecionar os três modos de funcionamento: Hybrid, Electric e eControl. Os condutores podem ainda personalizar as configurações do veículo através do menu M Setup. O BMW XM oferece ainda aquela que é, até ao momento, a maior seleção de sistemas de assistência à condução de toda a série M.
Entre as muitas novidades, destaca-se ainda um botão adicional que será usado para selecionar o M Mode, uma opção que reduz as intervenções de assistência à condução e as informações que surgem no visor BMW Curved Display de 12.3 polegadas – como forma de favorecer uma experiência de condução em autoestrada ainda mais desportiva.
Este modelo terá como concorrentes veículos como o Bentley Bentayga, o Range Rover SVR e o Porsche Cayenne Turbo GT,
A produção do BMW XM vai ter início na fábrica do BMW Group em Spartanburg, nos EUA, ainda em dezembro de 2022, estando a chegada aos mercados internacionais prevista para a primavera de 2023.
O PVP de acesso ao XM estima-se que venha a ser de €195.400.
Um dado final: no outono de 2023 a marca bávara prevê juntar ao seu portfólio a versão BMW XM Label Red, que promete ser o modelo BMW M mais potente alguma vez criado.