A Black Friday é uma tradição que surgiu nos Estados Unidos, que abre a época das compras para o Natal, com várias promoções do comércio após a quinta-feira de Ação de Graças. Depressa se estendeu ao mundo inteiro e serve para as empresas estimularem as vendas com descontos que podem chegar, em alguns casos, aos 50%.
Apesar de os especialistas aconselharem muita cautela nestas promoções, há, no entanto quem aproveite para fazer as suas compras, sobretudo de roupa e produtos tecnológicos, que acabam por ficar mais em conta.
Moda e Acessórios foi a categoria de produtos que mais cresceu face à média diária do mês de novembro, incremento este que alcançou os 191%, estando a categoria de Beleza, Cosmética e Perfumes crescido 180%.
Feitas as contas das promoções do período de Black Friday em Portugal, a SIBS Analytics acaba de anunciar que o valor gasto em compras pelos portugueses na passada sexta-feira, dia 29 de novembro, aumentou 27% face ao valor gasto em 2023. Se olharmos apenas para o valor despendido online, este cresceu 67% face ao mesmo dia do ano transato. Já nas compras físicas o crescimento foi mais moderado, mas ainda assim alcançou um incremento de 17%.
Nas compras online, o pagamento por MB Way aumentou 85%, e nas compras físicas a utilização deste pagamento foi 42% superior à de 2023. Este tipo de pagamento continua a crescer entre as preferências dos portugueses. No panorama global das compras, as realizadas online aumentaram de 20% para 27%.
Black Friday: Média gasta em compras foi de 49 euros
A quantia média gasta neste dia foi de 49 euros, o que representou um aumento de quatro euros face à média gasta em novembro de 2024. Já comparando com os gastos médios de todo o mês de novembro, o valor foi oito euros acima.
Moda e Acessórios foi a categoria de produtos que mais cresceu face à média diária do mês de novembro, incremento este que alcançou os 191%, estando a categoria de Beleza, Cosmética e Perfumes crescido 180%.
Analisando as promoções que decorreram toda a semana que antecedeu a sexta-feira, 29, as variações no consumo também foram de crescimento: o valor gasto cresceu 18%, as compras online cresceram 58% face a 2023 e as físicas cerca de 9%. Já os pagamentos de MB Way aumentaram 79% nas compras online, quando comparados com a mesma semana do ano anterior, e nas lojas físicas 34%.