Uma foto do CEO da Meta, Mark Zuckerberg, e do CEO da SpaceX, Elon Musk, num jantar – possivelmente com Jeffrey Epstein – apareceu nos arquivos de Epstein divulgados pelo Departamento de Justiça norte-americano, destacando ainda mais a capacidade do acusado de tráfico sexual de obter acesso aos círculos de elite do mundo da tecnologia e dos negócios.
A foto, que Epstein enviou por e-mail para si mesmo em agosto de 2015, parece mostrar Zuckerberg e Musk em torno de uma mesa. Epstein não aparece na foto, mas possivelmente estava segurando a câmara, embora não haja nenhuma indicação clara de que ele tenha falado com algum dos magnatas da tecnologia.
Num outro e-mail enviado mais tarde nesse mesmo mês, Epstein mencionou que “jantou com Zuckerberg, Musk, Thiel, Hoffman e Wild”, mencionando também o bilionário cofundador do LinkedIn, Reid Hoffman, e o presidente da Palantir, Peter Thiel, embora os dois não aparecessem na foto, na qual nove pessoas eram visíveis.
Vários deles, incluindo Musk, parecem estar a olhar para alguém ou algo fora da foto, à direita do fotógrafo.
Um jantar anterior com Musk, Zuckerberg e Epstein foi relatado pela Vanity Fair em 2019, que teria sido organizado por Hoffman em homenagem a um neurocientista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
Um representante da Meta apontou para comentários que os representantes de Zuckerberg fizeram anteriormente à Vanity Fair em 2019: ele só encontrou Epstein “de passagem uma vez” e “não voltou a comunicar com Epstein após o jantar”.
Os representantes de Musk não responderam imediatamente a um pedido de comentário, mas num e-mail enviado à Vanity Fair em 2019, Musk disse que “Epstein é obviamente um cretino e Zuckerberg não é meu amigo”, confirmando que uma vez conheceu Epstein na sua casa, mas negando que o conhecesse bem o suficiente para apresentá-lo ao CEO da Meta.
Texto original aqui. Artigo traduzido e editado por Rita Meireles.





