Tom Ford, 63 anos, protagonizou, há uns dias, a maior transação imobiliária do ano no Reino Unido. O bilionário norte-americano, com uma fortuna avaliada pela Forbes em 2,2 mil milhões de dólares (cerca de 2 mil milhões de euros) investiu uma boa fatia da sua fortuna numa mansão de luxo no bairro de Chelsea, em Londres, batendo o recorde de venda do ano.
Foram cerca de 80 milhões de libras esterlinas (cerca de 96,2 milhões de euros) que o designer de vestuário de luxo – e também diretor de cinema – pagou pela moradia, cuja localização exata não foi divulgada. Sabe-se, no entanto, que é uma mansão branca, com fachada em estuque, situada numa praça com jardim, entre o Hyde Park e a margem norte do Rio Tamisa. A casa terá sido comprada há 20 anos, pelo anterior proprietário, pelo valor de 16 milhões de libras esterlinas (cerca de 19,2 milhões de euros).
Tom Ford detém ainda propriedades em Los Angels, Nova Iorque, Palm Beach e Santa Fé, num valor total que ascenderá a 351 milhões de dólares (cerca de 325 milhões de euros).
Antes de realizar este negócio, o empresário vendera uma outra propriedade em Londres, em Regent’s Park, também num avultado valor. Detém ainda propriedades em Los Angels, Nova Iorque, Palm Beach e Santa Fé, num valor total que ascenderá a 351 milhões de dólares (cerca de 325 milhões de euros). Uma das propriedades mais icónicas do seu portefólio é a casa que fora de Jackie Kennedy, nos Hamptons, Nova Iorque, que adquiriu o ano passado por 52 milhões de dólares (cerca de 48,1 milhões de euros).
Tom Ford foi sócio de Paula Amorim
Tom Ford, que foi sócio da portuguesa Paula Amorim, está atualmente na lista dos mais ricos da Forbes, posicionando-se no lugar 1.520. O criativo fundou a sua companhia, a Tom Ford Internacional, em 2005, logo após ter deixado a Gucci, na qual foi diretor criativo entre 1994 e 2005, tendo ajudado a revitalizar a marca. Paula Amorim investiu na empresa, comprando 25% do capital. Em 2020, Tom Ford vendeu a empresa ao grupo Estée Lauder por 2,77 mil milhões de euros. Paula Amorim encaixou cerca de 270 milhões de euros com os 10% que ainda detinha na marca.
Tom Ford deixou de ser CEO da companhia que fundou, mas ainda se manteve como diretor criativo até ao final de 2023, tendo então se desvinculado da mesma. Dono de uma produtora de cinema, a Fade to Black, está agora dedicado ao cinema, tendo alguns dos seus filmes sido já nomeados pela Academia.