Jeff Bezos, fundador da Amazon, é atualmente o terceiro homem mais rico do mundo, com uma fortuna avaliada pela Forbes Internacional em cerca de 215,3 mil milhões de dólares (cerca de 205,4 mil milhões de euros). E, dado o seu património, não parece assim tanto o montante das doações que faz para a ação social. Numa altura em que o número de sem-abrigo aumenta nos Estados Unidos, o empresário e a sua companheira, Lauren Sánchez, anunciaram que vão entregar, através do Fundo Day 1 Families Fund, mais 110,5 milhões de dólares (cerca de 105,4 mil milhões de euros) a organizações sem fins lucrativos que trabalham para irradicar os sem-abrigo.
Esta ronda de donativos é a sétima do ano deste fundo e irá ser entregue a cerca de 40 organizações que prestam serviços a famílias sem-abrigo em 23 estados norte-americanos, incluindo 2,5 milhões de dólares (cerca de 2,4 milhões de euros) para a Welcome House, sediada no Kentucky, para o Jenesse Center, sediado em Los Angeles.
O grupo Family Gateway, com sede em Dallas, por exemplo, recebeu uma doação de 2.5 milhões de dólares este ano, depois de já ter recebidos uma ronda de 2,75 milhões de dólares (cerca de 2,62 milhões de euros) em 2019.
Fundo já doou quase 750 milhões dos 2 mil milhões de dotação
Jeff Bezos já concedeu mais de 749 milhões de dólares (cerca de 714 milhões de euros) do fundo, que tem uma dotação de 2 mil milhões de dólares (cerca de 1,97 mil milhões de euros), para organizações que ajudam famílias sem teto. O total de doações de Jeff Bezos eleva-se assim aos 3,5 mil milhões de dólares (cerca de 2,86 mil milhões de euros), o equivalente ao montante que obteve com a venda, este mês, de uma tranche de ações que detinha na Amazon.
Jeff Bezos escreveu a propósito que “Nenhuma criança deve dormir ao relento e é um privilégio ajudar nos esforços extraordinários destas organizações”. A sua noiva acrescentou que “com o aumento da falta de casa, nunca houve um momento mais importante para apoiar os indivíduos e as organizações que fazem a diferença”.
O Day 1 Families Fund apoia geralmente organizações que oferecem abrigo de emergência ou outro abrigo temporário a famílias específicas.
Em 2023, mais de um milhão de pessoas ficaram, pela primeira vez, sem uma morada nos Estados Unidos, de acordo com os dados da National Alliance to End Homelessness. Além disso, o número de pessoas sem teto em todo o país aumentou 12% em comparação com o ano anterior, o maior aumento desde que a organização começou a rastrear dados em 2007.
O aumento do número de sem-abrigo atingiu especialmente as famílias, que representam agora quase um terço da população sem-abrigo do país. O aumento dos custos da habitação e a falta de habitação a preços acessíveis, exacerbados pela pandemia e pelo fim da rede de segurança da era pandémica, são os responsáveis.
O Day 1 Families Fund apoia geralmente organizações que oferecem abrigo de emergência ou outro abrigo temporário a famílias específicas. Muitas das organizações ajudam esses agregados fazer a transição para habitações de apoio e a aumentar os seus rendimentos para que possam, depois, mudar para habitações permanentes.
(Com Phoebe Liu/Forbes International)