Charles Dolan, o bilionário fundador da HBO e da Cablevision, cuja família é proprietária do Madison Square Garden e da AMC Networks, morreu este sábado de causas naturais, anunciou a família Dolan num comunicado.
Dolan, de 98 anos, morreu de causas naturais rodeado de entes queridos, disse a sua família numa declaração ao Newsday, um meio de comunicação propriedade do filho de Charles, Patrick.
A família Dolan disse que Charles será lembrado como um “pioneiro na indústria da televisão” e um “homem de família devotado”, ele que tem seis filhos, 19 netos e cinco bisnetos, informou o Newsday.
Não é imediatamente claro onde Dolan se encontrava na altura da sua morte, embora Charles Dolan vivesse principalmente em Cove Neck Village, em Long Island, Nova Iorque.
Fortuna
Dolan e a sua família têm uma fortuna avaliada em 5,4 mil milhões de dólares, de acordo com as últimas estimativas da Forbes. Dolan e os seus seis filhos detêm participações de controlo na AMC Networks e nas empresas de entretenimento e desporto do Madison Square Garden, que incluem os New York Knicks e os New York Rangers, geridos pelo filho de Dolan, James.
Percurso
Nascido em Cleveland em 1926, Charles Dolan mudou-se com a sua mulher Helen para Nova Iorque no início dos anos 1950 para trabalhar num serviço noticioso de televisão. Dolan fez crescer a sua fortuna inicial ao assegurar os direitos de transmissão para a baixa Manhattan e fundou a antecessora da HBO, que vendeu em 1973 para financiar um novo sistema de cabo, a Cablevision.
Fundou a rede American Movie Classics em 1984, que mais tarde se tornou na AMC Networks, e o seu filho James foi diretor executivo da Cablevision até 2016, altura em que a empresa foi vendida à Altice por 17,7 mil milhões de dólares.
Dolan é também o fundador e presidente emérito da Fundação Lustgarten, o maior financiador privado do mundo para a investigação do cancro do pâncreas.
Ty Roush/Forbes Internacional