A Forbes Global Media Holdings tem um novo proprietário. Austin Russell, o bilionário de 28 anos e fundador da startup de veículos elétricos Luminar Technologies, adquiriu uma participação maioritária num negócio que avalia a empresa em US$ 800 milhões e é o novo dono da Forbes.
A participação de 82% de Russell inclui o que até agora eram as últimas ações remanescentes da família Forbes, fechando um ciclo de pouco mais de um século de propriedade familiar. A Integrated Whale Media, empresa com sede em Hong Kong que, até sexta-feira, era acionista maioritária da Forbes, desde 2014, manterá uma participação minoritária.
Segundo Austin Russel, “a Forbes é uma marca que sempre admirei enquanto império de media”, acrescentando que não estará envolvido na cobertura de notícias ou nas operações diárias da empresa , mas irá concentrar-se na “filantropia” e no crescimento do negócio.
Austin Russell criou a Luminar em 2012, quando saiu de Stanford, auxiliado por uma doação de US$ 100.000 do investidor Peter Thiel, no âmbito do programa Thiel Fellowship, fundado em 2011, e que apoia estudantes com ideias disruptivas. Entretanto figura, desde 2021, na lista Forbes Under30 e no ranking dos bilionários mais jovens do mundo.
“Este é um marco importante na história da Forbes e uma conquista da qual todos na equipa da Forbes se devem orgulhar. Há mais de 105 anos que a inovação faz parte do ADN da Forbes e nos mantém na vanguarda do nosso setor. É justo que agora, através desta transação, um verdadeiro inovador e visionário, Austin Russell, seja o novo administrador da marca”, refere o CEO da Forbes Global Media Holdings, Mike Federle.