O argentino Lionel Messi e a espanhola Aitana Bonmatí foram eleitos os futebolistas masculino e feminino do ano 2023 da FIFA.
Messi: oitava vez
Messi vendeu este galardão pela oitava vez, batendo na votação o francês Kylian Mbappé e o norueguês Erling Haaland.
Messi, de 36 anos, já tinha arrebatado o prémio em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019 e 2022 – de 2010 a 2015, o prémio foi uma eleição conjunta entre a FIFA e o France Football (FIFA Ballon d’or) –, junta novo ‘The Best’ a oito triunfos na ‘Bola de Ouro’.
Em 2023, o argentino conquistou a Liga francesa, pelo Paris Saint-Germain, antes de se mudar para o Inter Miami, da liga norte-americana (MLS), ao serviço do qual conquistou a Leagues Cup.
No ranking do prémio da FIFA, Messi passou a contar mais três troféus do que o português Cristiano Ronaldo, que ganhou em cinco ocasiões (2008, 2013, 2014, 2016, 2016/17).
Entre seleção e clubes, Lionel Messi marcou 28 golos e fez 12 assistências em 2023.
Aitana: primeira vez
Por seu lado, Aitana Bonmati foi eleita a Melhor Jogadora Feminina da FIFA pela primeira vez.
O cobiçado prémio distingue a centrocampista que em 2023 inspirou a Espanha ao seu primeiro título mundial e o Barcelona à tripla conquista nacional e europeia.
Ao liderar a votação e suceder à sua companheira de equipa, a vencedora de 2022, Alexia Putellas, Bonmati superou a concorrência das outras finalistas Linda Caicedo e Jennifer Hermoso, marcando 52 pontos contra 40 e 36 das suas rivais, respetivamente.
Outros vencedores
Outros vencedores foram o ex-Benfica Ederson Moraes (melhor guarda-redes masculino), Mary Earps (melhor guarda-redes feminina), Pep Guardiola (melhor treinador) e Sarina Wiegman (melhor treinadora).
Melhores onzes do ano
No setor masculino, os portugueses Rúben Dias e Bernardo Silva foram eleitos para o onze ideal do ano pela FIFA, onde estão seis futebolistas do Manchester City:
Guarda-redes: Thibaut Courtois
Defesas: John Stones, Kyle Walker, Ruben Dias
Médios: Bernardo Silva, Jude Bellingham, Kevin De Bruyne
Avançados: Erling Haaland, Kylian Mbappe, Lionel Messi, Vinicius Junior
No setor feminino, o onze ideal de 2023 foi considerado o seguinte:
Guarda-redes: Mary Earps
Defesas: Lucy Bronze, Olga Carmona, Alex Greenwood
Médios: Aitana Bonmatí, Ella Toone, Keira Walsh
Avançados: Lauren James, Sam Kerr, Alex Morgan, Alessia Russo
com Lusa