Bentley só fará 16 unidades do Batur Cabrio. O exemplar nº4 está pronto

A Bentley confirmou que está pronta a unidade nº 4 do Batur Convertible, um modelo que integra uma produção extremamente limitada de apenas 16 exemplares do Batur. Construído artesanalmente pela Mulliner, divisão de personalização e carroçaria da marca de Crewe, o Batur Convertible representa uma das expressões mais exclusivas do luxo automóvel contemporâneo da Bentley…
ebenhack/AP
A Bentley anunciou ter concluído o Batur Convertible nº 4, um de apenas 16 exemplares descapotáveis previstos deste modelo ultrarraro, desenvolvido pela divisão Mulliner e equipado com a última e mais potente evolução do motor W12 da marca britânica.
Forbes Life

A Bentley confirmou que está pronta a unidade nº 4 do Batur Convertible, um modelo que integra uma produção extremamente limitada de apenas 16 exemplares do Batur. Construído artesanalmente pela Mulliner, divisão de personalização e carroçaria da marca de Crewe, o Batur Convertible representa uma das expressões mais exclusivas do luxo automóvel contemporâneo da Bentley e serve também de despedida ao icónico motor W12.

Esta quarta unidade é descrita pela marca como a mais “curada” de todas até ao momento, resultado de um processo de co-criação aprofundado com a cliente, a norte-americana Sonia Breslow, colecionadora de outros modelos coachbuilt da marca, como o Bacalar e unidades das séries de continuação Blower e Speed Six.

Este quarto exemplar resulta de um processo de co-criação com a cliente, Sonia Breslow, colecionadora de longa data da Bentley.

Segundo a Bentley, trata-se da especificação mais luxuosa alguma vez aplicada a um Batur Cabrio.

O automóvel distingue-se por introduzir várias estreias absolutas no universo Mulliner. É o primeiro Batur Cabrio com um esquema de pintura tri-tom baseado em cores desenvolvidas especificamente para a cliente, incluindo uma linha fina em prata polida que sublinha o desenho do capot contínuo.

Pela primeira vez, a capota em lona surge também pintada à cor da carroçaria, num tom exclusivo denominado “Breslow Blue”, desenvolvido para este projeto.

No exterior, os detalhes estendem-se às jantes, espelhos retrovisores e frisos, bem como às saídas de escape em titânio polido e às grelhas em acabamento prateado. Quando a capota está recolhida, o arco traseiro mantém a mesma tonalidade personalizada, reforçando a coerência visual do conjunto.

O interior reflete o mesmo nível de curadoria. A cabine combina tons quentes inspirados no outono com apontamentos em azul claro, integrando costuras de contraste nos bancos, painéis e consola. Um dos elementos mais distintivos é a luz de boas-vindas animada, desenhada pela própria cliente, que projeta o seu nome através de centenas de milhares de microespelhos, criando um efeito visual totalmente personalizado.

Entre os materiais utilizados destaca-se a primeira aplicação, num Bentley de produção, de platina impressa em três dimensões. Este material surge, entre outros detalhes, no marcador do ponto morto superior do volante e nos comandos rotativos inspirados nos históricos “organ stops” da marca, sublinhando o caráter experimental e artesanal do projeto.

Apesar do nível extremo de personalização, o Batur Cabrio mantém o foco na performance. Este exemplar é equipado com a versão mais potente do motor W12 alguma vez produzida pela Bentley, um bloco 6.0 litros biturbo, montado à mão, com 740 cv, concebido para oferecer uma experiência de grande turismo compatível com o posicionamento de topo da gama Mulliner.

A Bentley confirma que os 16 Batur Cabrio representam não apenas um exercício de exclusividade, mas também um marco de transição tecnológica, encerrando um capítulo central da história mecânica da marca, ao mesmo tempo que demonstra até onde pode ir a personalização no segmento de luxo absoluto.

Mais Artigos