O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a ANA – Aeroportos de Portugal (ANA) assinaram um contrato de financiamento no valor de 50 milhões de euros cujo destino é desenvolver infraestruturas de baixo carbono. O financiamento vai abranger nove aeroportos localizados no continente e nas ilhas, entre eles os aeroportos de Lisboa e do Porto.
Num comunicado conjunto a instituição de financiamento da União Europeia e a gestora dos aeroportos detalham que este projeto, com um custo total de mais de 100 milhões de euros, está incluído no quadro de Ação Climática e Sustentabilidade Ambiental do BEI e integra o programa de sustentabilidade da ANA, que visa alcançar a neutralidade carbónica, nas suas emissões, até 2030 e apoiar a transição dos seus parceiros.
Na mesma nota o BEI e a ANA explicam que, no âmbito deste programa, serão implementados sistemas de fornecimento de energia e ar condicionado às aeronaves parqueadas, que ao desligar os seus motores reduzem o consumo de combustível e as emissões de gases poluentes. O projeto prevê ainda a instalação de pontos de carregamento elétrico para veículos de assistência. O projeto inclui cerca de 135 posições de estacionamento para aeronaves, e perto de 600 pontos de carregamento.
Citado no comunicado, o diretor de Operações do BEI para Portugal e Espanha, Gilles Badot, realça que “esta iniciativa está perfeitamente alinhada com o compromisso do BEI de apoiar a ação climática e a sustentabilidade ambiental”. Gilles Badot sublinha que o projeto “contribuirá significativamente para a redução das emissões de carbono, além de melhorar a resiliência operacional e a segurança da infraestrutura da rede aeroportuária de Portugal”. E acrescenta que “temos orgulho em apoiar a ANA nesta transformação rumo a um futuro sustentável”.
Por seu turno, Chief Executive Officer da ANA, Thierry Ligonnière, explica que “esta iniciativa vem reforçar o nosso compromisso NetZero até 2030, nos nossos aeroportos, nos âmbitos 1 e 2, promovendo a descarbonização do setor e a mobilidade positiva”. Thierry Ligonnière garante ainda que “nos aeroportos ANA e VINCI Airports estamos a atuar de forma acelerada e com os nossos parceiros para obtermos os melhores resultados ambientais”.
O projeto será implementado ao longo dos próximos dois anos, e deverá beneficiar do Mecanismo de Infraestrutura para Combustíveis Alternativos para Transportes no âmbito do setor dos transportes do Mecanismo Interligar a Europa (CET-T-AFIF).