Barcelona aposta em novo negócio de media

O clube de futebol FC Barcelona anunciou que vai apostar num novo negócio de criação de conteúdos de US $ 1 bilião, cerca de 900 mil milhões de euros, chamado Barça Media na Nasdaq, através de uma fusão com a empresa de aquisição de propósito especial (SPAC) Mountain & Co. I Acquisition Corp. O presidente…
ebenhack/AP
O FC Barcelona vai apostar num novo negócio de criação de conteúdos de cerca de 900 mil milhões de euros, chamado Barça Media. Essa empresa vai estar cotada na Nasdaq.
Negócios Sports Money

O clube de futebol FC Barcelona anunciou que vai apostar num novo negócio de criação de conteúdos de US $ 1 bilião, cerca de 900 mil milhões de euros, chamado Barça Media na Nasdaq, através de uma fusão com a empresa de aquisição de propósito especial (SPAC) Mountain & Co. I Acquisition Corp.

O presidente do Barcelona, Joan Laporta, que foi reeleito em 2021 para tirar o clube de uma crise institucional e financeira, tem procurado desenvolver novos caminhos para gerar receitas adicionais e trazer novos patrocinadores.

Este eventual novo negócio, que tem ainda tem de ser aprovado pelos sócios do clube e pelos acionistas da SPAC, trará novos capitais para um negócio que os catalães esperam que seja uma importante fonte de receitas futuras.

O acordo permitirá à Barça Media aceder a financiamento adicional através dos mercados de capitais dos EUA e acelerará as iniciativas do clube nos setores digital e audiovisual, reforçando a sua capacidade de distribuir os conteúdos da Barça Media a novas audiências em mercados estratégicos em todo o mundo

Um SPAC é uma entidade cotada em bolsa que se funde com uma empresa privada para a tornar pública. Estas empresas de fachada ajudam as empresas a evitar o caminho mais longo de uma oferta pública inicial (IPO).

Sujeita à aprovação da entidade reguladora do mercado bolsista dos Estados Unidos, a Barça Media começará a ser negociada no Nasdaq após a conclusão do negócio de fusão no último trimestre deste ano, afirmou o Barcelona.

Os atuais acionistas da Barça Media, uma nova marca que combinará o negócio digital da atual marca Barça Vision com todos os conteúdos audiovisuais, manterão uma participação de 80% no negócio dos meios de comunicação, partindo do princípio de que nenhum dos acionistas da Mountain resgatará as suas ações e de que não será angariado mais capital.

O clube também informou que os fundos de investimento LIBERO Football Finance e NIPA Capital compraram uma participação conjunta de 29,5% na Bridgeburg, a holding proprietária da Barça Vision, por 120 milhões de euros. Desse montante, 9,8% cabe à LIBERO num investimento de 40 milhões de euros.

Mais Artigos