Enviar uma mensagem inspiradora às nossas jogadoras a partir da minha experiência competitiva em campeonatos grandiosos pareceu-me um grande desafio. Porquê? O dia que tinha tudo para dar errado, de facto deu, mas não para mim. Deu errado para as minhas adversárias, pois contra todas as probabilidades sagrei-me vice campeã mundial.
Havia o peso de ser o primeiro mundial a representar Portugal e querer mostrar um bom resultado. Tinha partido uma costela 15 dias antes da competição. A pressão de competir no mesmo palco onde tinham ocorrido os jogos olímpicos um ano antes. Ser apenas a 29.ª do ranking mundial e ter de encarar a bicampeã mundial e a número 1 do ranking na segunda ronda que, por ironia do destino, era a atleta da casa.
Como forma de superar estes desafios, lembro-me que tive de me focar intensamente nos movimentos certos para que não houvesse risco de agravar a lesão. Naquele contexto também pude sentir o privilégio que era ter a oportunidade de estar naquele grandioso evento com a bandeira de Portugal. Claro que, tendo de lutar com uma atleta japonesa, que estava a defender o título, fez com que pensamentos ansiosos e pouco otimistas viessem. No entanto, em vez de permitir que esses pensamentos negativos me consumissem, decidi adotar uma mentalidade diferente. Lembrei a mim mesma que a pressão é um privilégio. Não é algo a ser temido ou evitado, mas algo a ser abraçado e usado como combustível para o sucesso.
Para honrar o destino de competir contra um adversário tão forte, sabia que tinha que dar o meu melhor judo. Fiz um exercício mental onde me visualizei já vitoriosa, tendo a vitória como garantida. A partir daí, tratei de explorar o momento, criar e aproveitar as oportunidades que se apresentavam. Eu tinha de
estar completamente presente, focada e atenta aos pormenores táticos.
Os desafios que as nossas jogadoras enfrentam podem realmente libertá-las das suas críticas internas. A pressão pode ser um catalisador para liberar todo o vosso potencial. Encarem-na como uma oportunidade de mostrar a vocês mesmas e ao mundo do que realmente são capazes. Isso é algo que todos os portugueses já sabem. A vitória está ao vosso alcance, só temos que descobrir como. De resto, aproveitem cada momento.