Falamos de um gestor que dedicou grande parte da sua vida à banca e, em específico, a Angola, onde passou 34 anos dos 50 de carreira. Fernando Teles fundou o Banco BIC Angola em 2005, o grande projecto de uma carreira no sector que começou em 1966. Do zero, Fernando fez a instituição bancária crescer – e hoje é um dos cinco maiores bancos do país.
“Além de ser banqueiro, também trabalho como agricultor. Não a tempo inteiro, mas tenho gestores que tratam de algumas actividades que tenho nestes sectores.”
Entretanto, os interesses do gestor não se limitam à banca. Está empenhado em outras áreas de negócio, com ênfase na agricultura e na pecuária. Há mais de 20 anos que está nestes dois sectores com projectos de grande relevância para a economia angolana. Hoje, é dono de milhares de cabeças de gado, tem uma das maiores produções de milho do país, com mais de 1000 hectares, e está a enveredar na produção de arroz. Apostas que que implicam investimentos de milhões. Um empresário cuja visão (tanto nos bancos como no campo) pode conhecer na edição de Outubro da FORBES Angola.