O projeto de banda desenhada “Histórias à Sombra do Montado” é uma iniciativa que une a literatura e as artes visuais para prestar homenagem ao montado e celebrar a sua importância para o território, cultura, economia e os ciclos de vida, que moldam o Alentejo.
Depois das duas primeiras publicações, é agora lançado o terceiro álbum, o qual reúne, mais uma vez, quatro escritores e quatro artistas visuais que, em duplas, dão forma a cada uma das quatro novas narrativas inspiradas no montado alentejano do concelho de Odemira.
José Riço Direitinho, Isabel Moreira Marques, João Pedro Vala, Susana Moreira Marques e Isabel Minhós Martins estiveram a cargo das histórias, que foram adaptadas para banda desenhada pelos artistas visuais Miguel Rocha, Biakosta, Joana Estrela e André Pereira.
O Montado de Sobro ocupa cerca de 23% da área florestal nacional e é um dos maiores símbolos da identidade alentejana.
O Montado de Sobro é o protagonista de todas as histórias do projeto, que inclui ainda um conjunto de boas práticas que podem ser implementadas por todos para a conservação e regeneração do montado, fruto da parceria com o LIFE Montado-Adapt, iniciativa que tem como principal objetivo atenuar as consequências das alterações climáticas nas áreas de montado.
“O montado é um dos ecossistemas mais importantes de Portugal, essencial para a biodiversidade e para a economia e cultura local. É uma herança viva que cria memórias, e é isso que queremos preservar e partilhar, criando um projeto de banda desenhada que o homenageasse. Cada história que estes autores e artistas criaram, para além do seu valor artístico inerente, contribui para esta consciencialização. Acreditamos que o trabalho desenvolvido valoriza o património natural do Alentejo, e esperamos que as bandas desenhadas ofereçam à população um sentimento de identidade e pertença, ao mesmo tempo que ajudam a reforçar a consciencialização acerca da riqueza ambiental presente no território de Odemira”, explica Hugo Tornelo, criador do projeto.
As bandas desenhadas estão também disponíveis online, no site oficial do projeto.