Para promover a felicidade organizacional e produtividade dos colaboradores, a Zühlke, consultora tecnológica especializada em serviços de engenharia de software para projetos internacionais, sublinha a importância de dar maior flexibilidade na gestão do horário de trabalho.
“Com a oferta de benefícios e medidas que promovem maior autonomia e confiança no trabalho diário, os colaboradores mostram-se mais felizes com a organização e mais produtivos. Dar mais flexibilidade torna-se não só uma estratégia essencial para atrair e reter talento, sobretudo em mercados com escassez de profissionais, como também um importante contributo para que as empresas alcancem os melhores resultados”, realça a consultora.
Isidora Usendic Stosic, Diretora Regional de Pessoas & Cultura na Zühlke, revela que “é fundamental permitirmos que as pessoas adaptem os horários consoante as suas preferências, tanto laborais como pessoais. Cada colaborador atravessa uma fase de vida diferente e tem necessidades específicas. Enquanto organização, temos de procurar ativamente disponibilizar oportunidades e ferramentas para que todos consigam encontrar o melhor work-life balance para si”.
Assim, a Zühlke explica cinco benefícios com impacto positivo tanto na atração e retenção de talento, como nos resultados das organizações.
1️⃣ Redução do horário de trabalho
Há certos momentos em que as pessoas necessitam de tempo extra para resolver temas do foro privado, beneficiando por isso da redução do horário laboral para um determinado período. Cuidar de um familiar, tratar das mudanças de casa, acompanhar a entrada de um filho na creche ou até dar aulas num período são responsabilidades que se assumem mais agilmente com mais tempo livre.
2️⃣ Flexibilidade do local de trabalho
Entre diferentes modelos de trabalho, o ideal será permitir que os colaboradores escolham a partir de onde querem trabalhar. Sem obrigatoriedade de estar em qualquer lado com a rigidez de dias fixos e pré-determinados, cada profissional pode decidir sobre o espaço onde sente que é mais produtivo e quando, tirando partido das vantagens do trabalho remoto, home office e idas ao escritório conforme seja mais conveniente.
3️⃣ Banco de horas
Por vezes, certos projetos e períodos assumem o topo das prioridades e ocupam mais tempo de trabalho dos colaboradores além do estabelecido. Assim, é benéfico fazer esse registo para contabilizar as horas trabalhadas e poder usufruir do tempo extra ganho e acumulado num banco de horas.
4️⃣ Condensação de horários
Com a possibilidade de condensar o horário de trabalho, os colaboradores podem usufruir de dias ou partes do dia livres. Cada colaborador deve poder decidir sobre o modo como distribui as horas em cada dia, conseguindo por isso trabalhar menos dias durante a semana.
5️⃣ Mais dias de férias pagos
Com mais tempo para descansar, é possível um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos profissionais, que mostram maior empenho e melhores níveis de produtividade quando regressam ao trabalho.
“São os benefícios que assentam na confiança dada aos colaboradores que maior diferença fazem, mostrando como a integração e o equilíbrio vida-trabalho são essenciais para os resultados das equipas e crescimento da organização”, conclui a consultora.