A fé do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, de que a VW Autoeuropa iria retomar a produção mais cedo do que o inicialmente anunciado deu bons frutos. A linha de montagem da fábrica de Palmela volta a funcionar a partir de 2 de outubro e não em novembro como estava previsto.
A 11 de setembro a fábrica do universo Volkswagen teve de avançar com uma paragem forçada devido à falta de uma peça, que é fornecida por uma empresa da Eslovénia, e que ficou inundada pelas cheias de agosto.
De acordo com uma nota interna da administração da Autoeuropa a que a FORBES teve acesso, os colaboradores foram informados que “no próximo dia 2 de outubro será retomada a produção”. No entanto, salienta que, nesta fase, o número de turnos será inferior ao habitual e que este arranque ainda é parcial, começando pelas áreas de prensas, carroçaria e pintura.
A Autoeuropa teve de recorrer a fornecedores alternativos em Espanha e na China, o que permite a retoma da produção do Volkswagen T-Roc.
A administração liderada por Thomas Hegel Gunther realça ainda que os trabalhadores que estão em regime de lay-off serão contactados com o objetivo de os informar “o mais brevemente possível sobre a data exata do seu regresso à atividade e da correspondente alteração ao regime de lay-off”.