A VW Autoeuropa, que produz em Palmela os monovolumes Sharan e Alhambra e o SUV T-Roc, vai passar a contar com um sistema de localização de veículos em tempo real. Este sistema foi desenvolvido pela Siemens em parceria com a portuguesa Introsys.
De acordo com a Siemens, estes veículos, alguns guiados de forma automática, são usados dentro da fábrica para transporte de peças e material para as linhas de montagem. Este sistema ganha relevância numa altura em que a Autoeuropa está a produzir cerca de 200 mil carros por ano, o que faz com que o tráfego dentro da fábrica seja intenso, sobretudo em cruzamentos onde, por hora, passam cerca de 120 veículos.
Face a este cenário, a fábrica de Palmela abordou a Siemens para encontrar uma solução que permitisse gerir de forma rápida e transparente os vários veículos, aumentando a segurança e controlando o fluxo de tráfego nos cruzamentos da fábrica. “Esta solução, implementada durante o período de confinamento, permite ainda que cada veículo autónomo obedeça às indicações do RTLS, tal como um humano faria ao respeitar as indicações do semáforo. Atualmente, está a gerir, em tempo real, cerca de 90 ativos logísticos”, refere a Siemens.
Esta tecnologia pode ser aplicada noutros contextos e em todo o tipo de veículos, desde carros de limpeza ou de apoio às bicicletas utilizadas internamente na fábrica. Pode também impor um limite de velocidade em toda a fábrica e informar, em tempo real, onde se encontra exatamente cada veículo.
O Especialista de Planeamento Logístico da Volkswagen Autoeuropa, Diogo Graça, salienta que “a fábrica de Palmela foi inovadora no grupo ao aplicar esta solução para o controlo de equipamentos logísticos na zona de produção. Graças aos bons resultados alcançados com este projeto, estamos a planear aplicar esta tecnologia a outras áreas logísticas da fábrica”.
O responsável pela Siemens Digital Industries em Portugal, Luís Bastos, explica que “toda a tecnologia de localização e comunicação já existia no portfólio da Siemens. Mas a programação para estes sistemas específicos na Volkswagen Autoeuropa teve de ser desenvolvida de raiz.”
A Siemens estabeleceu uma parceria com a Introsys, uma empresa portuguesa de serviços especializada na indústria automóvel, para criar um sistema que contribuísse para tornar a produção mais segura, disponível e fiável. A Siemens forneceu o hardware e o software, bem como a engenharia. A Introsys forneceu o desenvolvimento, a programação e a implementação do software em função das especificações fornecidas pela equipa de planeamento logístico da Volkswagen Autoeuropa.