A Auchan Portugal notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) sobre a compra de 100% do capital da DIA Portugal, que detém a marca Minipreço.
Na ficha do processo publicada na página da AdC pode ler-se que “a operação de concentração consiste na aquisição pela Auchan Portugal, S.A. (“Auchan”) do controlo exclusivo sobre a DIA Portugal Supermercados S.A. (“DIA”), através da aquisição de 100% do capital social desta”.
A Auchan já tinha anunciado, no ano passado a intenção de comprar a totalidade da operação em Portugal do grupo espanhol Dia por 155 milhões de euros. O negócio envolveria as 489 lojas de proximidade e a integração dos mais de 2.600 colaboradores do Minipreço. A concretização da operação fica agora dependente da aprovação do regulador.
Na nota a que a FORBES teve acesso a entidade reguladora detalha que a Auchan Portugal está presente “no mercado português do retalho de base alimentar e outros bens de consumo diário”. Na mesma nota refere-se que a filial portuguesa da multinacional francesa Auchan Retail International detém cerca de 76 lojas próprias entre 32 hipermercados, quatro supermercados e 40 supermercados MyAuchan de proximidade. Além disso opera, através da subsidiária Auchan Energy, 30 postos de combustível no continente português.
Sobre a Dia Portugal Supermercados a AdC sublinha que “está ativa na distribuição retalhista de produtos alimentares e outros bens de consumo diário. É controlada exclusivamente pela Distribuidora Internacional de Alimentación, S.A., retalhista internacional de produtos alimentares e de bens de consumo diário, sediada em Espanha, e pela sua subsidiária Luxembourg Investment Company 322”. E acrescenta que, em conjunto com a sua subsidiária DIA Portugal II S.A., é proprietária e explora 185 lojas da marca Minipreço e Mais Perto no continente português, além de quatro centros logísticos/armazéns.
Num comunicado divulgado ontem, o grupo DIA anunciou que, em Portugal, “as vendas brutas da marca no quarto trimestre ascenderam a 202 milhões de euros, menos 1,4% em termos comparáveis, tendo a operação encerrado o ano com vendas brutas de 826 milhões de euros, um aumento de 3,6% em termos comparáveis”.