A Auchan recebeu parecer favorável da Autoridade da Concorrência para o negócio de aquisição da totalidade da operação do Grupo Dia, em Portugal. O parecer de não oposição do regulador permite que a Auchan Portugal aumente o número de lojas de 100 para 583 e passará a integrar no seu portfólio 30 gasolineiras, quatro armazéns e uma loja digital.
Em comunicado, a Auchan Portugal detalha que “esta transação envolveu um investimento de 155 milhões de euros e prevê, ainda, 100 milhões de euros para investir em desenvolvimento e modernização das lojas Minipreço, no decorrer dos próximos três anos”.
Com este negócio passará a existir uma equipa única de mais de 11 mil colaboradores, sendo que a Auchan Retail Portugal assume que irá reforçar a posição no formato de proximidade, tendo em conta as lojas Minipreço em todo o país, e apostar no franchising.
Na mesma nota a insígnia liderada por Pedro Cid refere que “numa primeira fase, as duas empresas continuarão a funcionar normalmente e em paralelo e a manter os mesmo pontos de contacto. A integração de novos sistemas e políticas e as alterações de marca serão graduais e co-construídas”.
Esta operação tinha sido anunciada em agosto do ano passado quando a Auchan Retail Portugal e o grupo Dia assumiram ter chegado a acordo para a aquisição, pela insígnia francesa, de toda a operação do grupo espanhol em Portugal. Na altura detalharam que o acordo previa a aquisição das 489 lojas Minipreço e Mais Perto existentes em Portugal, o que permitiria à Auchan reforçar não só o posicionamento no sector como ampliar a rede de lojas no mercado de proximidade e franchising.
O diretor-geral da Auchan Retail Portugal, Pedro Cid, sublinha agora em comunicado que “esta aquisição é uma forte aposta da Auchan que junta a sua experiência de hipermercados com o segmento de proximidade e franchising”. Pedro Cid realça ainda que “temos um caminho ainda em construção pela frente, mas temos a certeza de que a marca que somos hoje, será a marca do futuro”.