A Forbes International acabou de lançar a lista das mulheres self-made mais ricas dos Estados Unidos. A origem das suas fortunas é muito variada e vai dos materiais de construção, passando pelas embalagens e pela tecnologia, indo até à música e ao entretenimento. Seja qual for o setor de atividade, todas estas mulheres conseguiram lançar mãos à obra e prosperar os seus negócios a partir do zero, ou construir carreiras de sucesso. Cerca de três quartos das 100 mulheres da lista fundaram ou co-fundaram a sua empresa e as restantes são CEO de companhias, sendo que 73 destas mulheres viram as suas fortunas crescer face a 2023, enquanto dez registaram quedas do seu valor patrimonial.
De qualquer forma, o ano passado correu de feição para estas empreendedoras, uma vez que as suas fortunas somadas ultrapassam os 154 mil milhões de dólares (cerca de 142 mil milhões de euros), valor superior em um quarto face à lista do ano anterior. Foi sobretudo a boa performance do mercado bolsista que ajudou a impulsionar as fortunas destas mulheres.
Para entrar na lista das mais ricas é necessário ter acumulado uma fortuna mínima de 300 milhões de dólares (276 milhões de euros), mais 75 milhões de dólares (cerca de 69,1 milhões de euros) do que era necessário na lista do ano passado. Este ano há 11 estreantes, das quais se destacam a cantora Katy Perry e Fawn Weaver, co-fundadora da marca de whisky Uncle Nearesat. Katy Perry está avaliada em cerca de 350 milhões de dólares (cerca de 322,5 milhões de euros), sobretudo devido à venda do seu catálogo musical em setembro do ano passado.
Diane Hendricks é a self-made woman mais rica dos Estados Unidos
Assim, segundo a análise da Forbes, a empreendedora mais rica dos Estados Unidos é Diane Hendricks, que acumula um património de 20,9 mil milhões de dólares (cerca de 19,2 mil milhões de euros), estando na primeira posição desta lista há sete anos consecutivos. Diane é proprietária da ABC Supply, o maior fornecedor grossista de telhados do país, empresa que fundou com o marido em 1982, e da qual é presidente desde o seu falecimento, em 2007. As receitas da empresa, que tem mais de 900 filiais, cresceram de 2,6 mil milhões de dólares (cerca de 2,4 mil milhões de euros), em 2007, para 20,4 mil milhões de dólares (18,8 mil milhões de euros), em 2023. Esta executiva liderou algumas das maiores aquisições do grupo, pois comprou a sua concorrente Bradco, em 2010, e o distribuidor de materiais de construção L&W Supply, em 2016.
A segunda posição da lista é ocupada por Judy Love e a sua família. Esta empresária fundou, com o marido Tom, falecido o ano passado, a rede de pontos de assistência a camiões e lojas de conveniência Love’s Travel Stops & Country Stores, em 1964. Hoje partilha com os seus quatro filhos as empresas, que têm mais de 642 lojas em 42 estados e receitas de aproximadamente 24 mil milhões de dólares (cerca de 22,1 mil milhões de euros).
Conheça a seguir o top 10 das mulheres empreendedoras mais ricas dos Estados Unidos:
1 – Diane Hendricks
Fortuna: 20,9 mil milhões de dólares
Setor: Construção
Estado: Wisconsin
2 – Judy Love e família
Fortuna: 11,6 mil milhões de dólares
Setor: Postos de combustíveis
Estado: Oklahoma
3 – Judy Faulkener
Fortuna: 7,6 mil milhões de dólares
Setor: Software
Estado: Wisconsin
4 – Thai Lee
Fortuna: 6,8 mil milhões de dólares
Setor: Fornecedor de TI
Estado: Texas
5 – Elizabeth Uihlein
Fortuna: 6,7 mil milhões de dólares
Setor: Embalagens
Estado: Illianois
6 – Lynda Resnick
Fortuna: 5,6 mil milhões de dólares
Setor: Agricultura
Estado: Califórnia
7 – Marian Ilitch
Fortuna: 4,6mil milhões de dólares
Setor: Alimentação (pizzas)
Estado: Michigan
8 – Gail Miller
Fortuna: 4,4 mil milhões de dólares
Setor: Automóvel
Estado: Utah
9 – Johnelle Hunt
Fortuna: 4,3 mil milhões de dólares
Setor: Transportes logísticos
Estado: Arkansas
10 – Eren Ozmen
Fortuna: 3,7 mil milhões de dólares
Setor: Aeroespacial
Estado: Nevada