O ex-presidente Donald Trump foi condenado a pagar mais de 300 mil dólares pelo fracasso da ação judicial contra o ex-espião britânico Christopher Steele. Uma quantia modesta que se junta aos mais de 540 milhões de dólares (493 milhões de euros) que o ex-presidente foi obrigado a pagar em taxas legais e sentenças judiciais nos últimos meses, quando enfrentou uma série de derrotas em tribunal.
7 de março de 2024
382 mil dólares (348,7 mil euros): Trump foi condenado a pagar 300 mil libras em multas legais depois de perder uma ação judicial contra Steele e a sua empresa Orbis Business Intelligence no Reino Unido por causa do controverso dossier que alega que Trump conspirou com a Rússia para ganhar as eleições de 2016.
16 de fevereiro de 2024
454,2 milhões de dólares (414,6 milhões de euros): O juiz de Nova York Arthur Engoron ordenou que Trump e as empresas que ele controla pagassem quase 500 milhões de dólares em multas e juros pré-julgamento por falsificar fraudulentamente o valor dos ativos nas demonstrações financeiras, um valor que continuará a acumular juros significativos.
26 de janeiro de 2024
83,3 milhões de dólares (76 milhões de euros): Um júri condenou Trump a pagar uma indemnização à escritora E. Jean Carroll por difamação, depois de ele a ter atacado e dito que ela não era “o meu tipo” quando ela o acusou de a ter agredido sexualmente na década de 1990.
12 de janeiro de 2024
392.638 dólares (cerca de 357 mil euros): Trump foi condenado a pagar cerca de 400 mil dólares em honorários legais ao The New York Times depois de um tribunal ter rejeitado a sua ação judicial que contestava o facto de o jornal ter adquirido e publicado os seus registos fiscais, que o Times disse em fevereiro que Trump já pagou.
9 de maio de 2023
5 milhões de dólares (4,6 milhões de euros): Um júri diferente ordenou a Trump que pagasse a Carroll 5 milhões de dólares num julgamento separado, que o considerou responsável por agressão sexual e difamação, mas não por violação. Ele pagou o montante numa conta controlada pelo tribunal enquanto recorre do veredito.
19 de janeiro de 2023
937.989,39 dólares (cerca de 855 mil euros): Trump e a sua advogada Alina Habba foram condenados conjuntamente a pagar quase um milhão de dólares em sanções por causa da ação judicial do ex-presidente contra Hillary Clinton e outros democratas, que um juiz considerou “inadequada em quase todos os aspetos” e “não apoiada por qualquer autoridade legal”. Habba afirmou que a multa foi paga, embora Trump esteja a recorrer do caso.
13 de janeiro de 2023
1,6 milhões de dólares (1,5 milhões de dólares): Embora não tenha sido contra ele pessoalmente, a Organização Trump foi condenada a pagar mais de um milhão de dólares depois de ter sido considerada culpada de fraude fiscal criminosa, após ter fugido ao pagamento de impostos utilizando presentes e outras compensações não contabilizadas. O tribunal confirmou em fevereiro de 2023 que a sentença tinha sido paga.
(Com Forbes Internacional/Alison Durkee)