Os Portões do Céu parecem ter-se aberto para um número invulgarmente elevado de celebridades durante o ano passado (David Bowie, Prince e Arnold Palmer, para referir apenas alguns), mas para o Rei da Pop, que morreu há algum tempo, 2016 foi o melhor ano de sempre. A venda por 670 milhões de euros de 50% da participação que Michael Jackson detinha no catálogo de música da Sony/ATV, famoso pelo número de canções dos Beatles que mantém, coloca-o no topo do nosso ranking das estrelas falecidas que mais rendem. O que não deixa de ser irónico, tendo em conta que muitos críticos, e alguns conselheiros de Jackson, chegaram mesmo a ridicularizar o catálogo, considerando-o um investimento mau e inflacionado. E o facto é que Jackson continua a ter rendimentos anuais mais elevados do que qualquer outra estrela – morta ou viva.
1. Michael Jackson
735 milhões de euros
Músico
data da morte:
25 de Junho de 2009
idade: 50 anos
causa: Overdose / Homicídio
Jackson pagou 47,5 milhões de dólares em 1985 (cerca de 83 milhões de euros aos preços de hoje) para comprar o catálogo da editora ATV que está repleto de canções dos Beatles. Dez anos mais tarde, a Sony pagou-lhe cerca de 86 milhões de euros para formar uma joint venture a 50/50, comprando a outra metade em Março do ano passado. Estas vendas permitiram aos beneficiários do património de Jackson, controlado pelo advogado John Branca e por John McClain, um retorno do investimento de 30% ao ano.
2. Charles Schulz
43 milhões de euros
Cartoonista
data da morte: 12 de Fevereiro de 2000
idade: 77 anos
causa: Cancro do cólon
O criador de “Snoopy & Charlie Brown – Peanuts” ocupa um dos lugares cimeiros desta lista dada a sua percentagem sobre as receitas de licenciamento da sua marca querida, reforçadas pelos lucros de “Snoopy & Charlie Brown – Peanuts, o Filme”, em 3D, que teve uma excelente recepção.
3. Arnold Palmer
36 milhões de euros
Atleta
data da morte: 25 de Setembro de 2016
idade: 87 anos
causa: Ataque cardíaco
Já não vai fazer mais anúncios televisivos para marcas com a Arts e a Xarelto da área da electrónica, mas as 500 lojas da marca Arnold Palmer na Ásia e a bebida homónima composta por metade limonada e metade chá frio, que contribui para um quarto das receitas da Arizona Beverage, vai certamente continuar
a enriquecer este golfista no além.
4. Elvis Presley
23 milhões de euros
Músico, Actor
data da morte: 16 de Agosto de 1977
idade: 42 anos
causa: Ataque cardíaco
O Rei continua a vender mais de 1 milhão de álbuns por ano – a maior parte deles físicos, não digitais –, um feito
que continua, no entanto, aquém das receitas de vários milhões de Graceland, provenientes sobretudo da venda de bilhetes. (A alteração na forma como contabilizamos essas vendas de bilhetes, e não a redução da procura, contribuiu para uma queda de 50% dos rendimentos de Elvis nesta lista face a 2015.)
5. Prince
22 milhões de euros
Músico, Actor
data da morte:
21 de Abril de 2016
idade: 57 anos
causa: Overdose
Sua púrpura alteza faleceu quando estava ainda no auge da sua carreira ao vivo (encaixando cerca de 1,8 milhões de euros por espectáculo). Vendeu também mais de 2,5 milhões de álbuns em 2016, mais do que qualquer outro músico falecido.
6. Bob Marley
19 milhões de euros
Músico
data da morte: 11 de Maio de 1981
idade: 36 anos
causa: Cancro
As vendas dos seus discos não são a razão mais forte para Marley se manter no nosso ranking. A principal fonte de receita do Rei do Reggae são os seus produtos áudio House of Marley, as bebidas Marley Mellow Mood e as vendas
de merchandising associadas ao seu nome.
7. Theodor
“Dr. Seuss” Geisel
18 milhões de euros
Autor
data da morte:
24 de Setembro de 1991
idade: 87 anos
causa: Morte natural
Daqui até ali e dali até aqui, o trabalho de Seuss está por toda a parte: Geisel continua a receber milhões todos os anos das vendas dos seus livros de fantasia para crianças – número que duplicou no ano passado com o lançamento do livro inédito “What Pet Should I Get?”
8. John Lennon
11 milhões de euros
Músico
data da morte:
8 de Dezembro de 1980
idade: 40 anos
causa: Homicídio
Este bardo britânico continua a receber uma fatia do espólio dos Beatles – cerca de 65 milhões de álbuns vendidos só nos EUA no último quarto de século – e de licenciamentos, como é o caso de “Love!”,o espectáculo extravagante do Cirque du Soleil, em Las Vegas, inspirado nos quatro de Liverpool.
9. Albert Einstein
10 milhões de euros
Cientista
data da morte:
18 de Abril de 1955
idade: 76 anos
causa: Morte natural
Este cientista despenteado não figura apenas em posters nos quartos de residências universitárias e em t-shirts, mas também em tablets criados pela empresa israelita de tecnologia Fourier Systems. Além disso, os responsáveis pelo seu património licenciaram o seu nome para um produto de inteligência artificial da Salesforce.
10. Bettie Page
9,8 milhões de euros
Modelo
data da morte:
11 de Dezembro de 2008
idade: 85 anos
causa: Morte natural
O sex appeal original desta pin-up permitiu-lhe estabelecer contratos de licenciamento de lingerie, vestidos de noiva e de carteiras.
11. David Bowie
9,4 milhões de euros
Músico, Actor
data da morte:
10 de Janeiro de 2016
idade: 69 anos
causa: Cancro
Engenhoso até ao fim dos seus dias, Thin White Duke lançou o seu último álbum, “Blackstar”, apenas dois dias antes da sua morte. O aumento das vendas que se seguiu ajudaram-no a ultrapassar o número de discos de Michael Jackson e de Elvis Presley vendidos no ano passado.
12. Steve McQueen
8 milhões
de euros
Actor
data da morte:
30 de Novembro
de 1980
idade: 50 anos
causa: Complicações após uma cirurgia
TAG Heuer, Porsche, Persol e Barbour são marcas que têm negócios com McQueen graças à aura de elegância e atrevimento que perdura à sua volta.
13. Elizabeth Taylor
7 milhões de euros
Actriz
data da morte:
23 de Março de 2011
idade: 79 anos
causa: Ataque cardíaco
O negócio de fragrâncias de estrelas pode parecer fraco mas, na verdade, as fragrâncias de Taylor, como é o caso de White Diamonds, continuam a vender.