Os campeonatos e os novos estádios foram aquilo que mais contribuiu para o aumento do valor das equipas desportivas nos últimos cinco anos. Os títulos equivalem a mais prémios monetários, preços de bilhetes mais elevados e contratos mais elevados com patrocinadores. Os estádios modernos permitem que os proprietários ganhem mais dinheiro com restaurantes e até outros eventos.
Entre as 27 equipas desportivas que, pelo menos, duplicaram o seu valor nos últimos cinco anos, 13 (Atlanta FC, NYCFC, LAFC, AC Milan, PSG, Liverpool, Manchester City, Los Angeles Rams, Golden State Warriors, Milwaukee Bucks, Toronto Raptors, Tampa Bay Lightning, Colorado Avalanche) conquistaram pelo menos um campeonato. Nove equipas (DC United, NYCFC, Las Vegas Raiders, Los Angeles Rams, Buffalo Bills, Golden State Warriors, Milwaukee Bucks, New York Islanders, Tottenham Hotspur) mudaram-se ou estão prestes a mudar para um novo estádio.
As 27 equipas viram o seu valor aumentar em média 146%. No topo da lista está o clube europeu Paris Saint-Germain, que pertence ao grupo Qatar Sports Investments. Ao longo dos últimos cinco anos, a mudança no valor foi na ordem dos 334%. Além deste, estão mais cinco clubes de futebol europeus na lista: Liverpool, AC Milan, Tottenham Hotspur, Borussia Dortmund e Manchester Ciry, que fecha a lista.
As ligas europeias onde jogam os clubes mencionados, estão acompanhadas pelo basquetebol norte-americano, com a NBA, a liga de hóquei no gelo dos EUA e Canadá (NHL), a NFL em representação do futebol americano e a MLS, liga de futebol dos Estados Unidos. O que comprava que o crescimento tem sido maior do outro lado do oceano.
(Justin Teitelbaum/Forbes Internacional)