Competições femininas e competições masculinas. Esta é a divisão clássica no desporto e os Jogos Olímpicos Paris 2024 não fogem à regra. Mas, esta é também uma regra que tem exceções.
Nestas olimpíadas encontramos competições mistas, com atletas de ambos os géneros a competir, lado a lado, na mesma equipa, nalgumas modalidades. Ao todo, são nove as disciplinas que contam com provas mistas.
O comité olímpico internacional destaca que estes novos eventos mistos captam a nova – e mais completa – versão da máxima olímpica em latim: “Citius, Altius, Fortius – Communiter” (“mais rápido, mais alto, mais forte – juntos”).
Estes novos eventos terminam com a divisão tradicional entre homens e mulheres no desporto, incentivando a cooperação entre atletas de ambos os géneros, além de medir a intensidade, habilidade e colaboração das seleções nacionais, enfatiza a organização.
Seja à procura de um disparo certeiro ou um ippon para a sua equipa, os atletas irão provar que os atletas Olímpicos são mais fortes juntos.
Natação: 4×100 metros estilos
A natação é uma dessas modalidades. E este sábado, houve mesmo recorde do mundo batido nesta disciplina mista, com os EUA a fixarem uma nova marca mundial na final que lhes valeu a conquista do ouro nos 4×100 metros estilos mistos. A final foi nadada na piscina da La Defense Arena, tendo a equipa norte-americana superado a China e a Austrália.
O quarteto norte-americano, composto pelos nadadores Ryan Murphy e Nic Fink e pelas nadadoras Gretchen Walsh e Torri Huske, completou a prova em 3.37,43 minutos, superando o anterior recorde mundial que pertencia a uma seleção britânica (3.37,58).
A China terminou em segundo, com 3.37,55, estabelecendo um novo recorde asiático, enquanto a Austrália ficou com o bronze, com 3.38,76, a nova melhor marca da Oceânia.
Esta é a mais nova prova de natação dos Jogos Olímpicos, levando os países a juntar os seus melhores nomes em ambos os géneros.
Cada nadador realiza 100 metros num estilo por esta ordem: costas, bruços, mariposa e crawl (livre).
Cada equipa é livre para escolher qual nadador fará cada estilo, o que significa que podemos ter na piscina ao mesmo tempo homens e mulheres. Isso cria uma batalha tática entre os competidores, pois têm de antecipar a escolha das equipas adversárias para construir um quarteto ainda mais rápido.
Tiro com arco
A disputa de equipas mistas do tiro com arco estreou-se em Tóquio 2020 e está de volta em Paris 2024.
Cada equipa é composta por dois arqueiros, um de cada género.
Atletismo: estafetas 4x400m misto
A estafeta 4x400m misto fará a sua segunda aparição numas olimpíadas em Paris 2024.
Com quatro atletas, dois homens e duas mulheres, o evento coloca à prova a velocidade, resistência e coordenação entre os atletas de cada equipa.
Composta por quatro etapas de 400m, cada atleta da equipa corre uma vez, passando o testemunho ao colega de equipa seguinte. Um homem abre a prova, seguido de uma mulher, prosseguindo outro homem e a segunda mulher fecha a estafeta.
Atletismo: Maratona de marcha atlética estafeta mista
A maratona de marcha atlética estafeta mista fará a sua estreia Olímpica em Paris 2024.
Dividido em quatro trechos de pouco mais de dez quilómetros, a estafeta percorrerá a distância da maratona de 42,195 km. Substitui a disputa individual dos 50 km. A prova dos 20 km permanece no programa.
Esta prova será realizada na quarta-feira, 7 de agosto de 2024, às 7h30 no horário local, seis dias após a competição individual de 20 km.
Apesar de serem quatros os lanços a percorrer, cada equipa é composta por um atleta masculino e um feminino. Cada atleta irá percorrer duas voltas a um traçado definido. O homem começa a prova (11.45 km) e quando chegar ao fim da sua primeira volta pára, prosseguindo a mulher (10 km) a prova. O atleta masculino fica, então, a aguardar a chegada da sua colega feminina. Quando isso acontecer, o homem retoma a marcha (trajeto de 10 km). Quando completar a sua segunda volta, entra em ação a marchadora feminina para realizar a sua segunda volta (distância do último troço de 10.745 km).
“Este formato foi idealizado para ser inovador, dinâmico e imprevisível”, explicou Jon Ridgeon, CEO da World Athletics, a federação internacional de atletismo. “Acreditamos que será facilmente compreendido pelos fãs, oferecerá uma competição emocionante e, acima de tudo, garantirá total igualdade de gênero em todo o programa Olímpico de atletismo pela primeira vez”.
Ou seja, cada um dos dois elementos da equipa completará cerca de meia maratona durante a prova.
Judo: equipas mistas
Depois da estreia em Tóquio 2020, a competição de judo por equipas mistas regressa em Paris 2024.
Com três judocas por género, são seis lutas individuais, divididas por categoria de peso: 73kg, 90kg e +90kg para os homens, e 57kg, 70kg e +70kg para as mulheres.
Um judoca ganha um ponto para a sua equipa ao vencer uma luta. A equipa com mais pontos vence o confronto.
Se o marcador estiver empatado 3-3, será realizado um sorteio aleatório para determinar qual género e categoria de peso se enfrentarão no desempate.
Tiro desportivo: Carabina de ar 10m equipas mistas
A prova de equipas mistas da carabina de ar 10m volta aos Jogos Olímpicos após a sua estreia em Tóquio 2020.
Cada equipa conta com dois atiradores, um masculino e um feminino. As pontuações de cada atleta contam para o total da equipa.
Tiro desportivo: Pistola de ar 10m equipas mistas
A prova de equipas mistas de pistola de ar 10m também regressa aos Jogos Olímpicos após a sua estreia em Tóquio 2020.
As regras são iguais às da prova de equipas mistas de carabina de ar 10m.
Pratos (skeet) equipas mistas
O evento de tiro aos pratos por equipas mistas fará a sua estreia Olímpica em Paris 2024.
Cada equipa conta com dois atiradores, um homem e uma mulher.
A competição será realizada em duas fases: fase de classificação e fase final.
Em ambas as fases, os atiradores usarão uma espingarda para acertar discos de argila de 10 metros que voam a 100 km/h, lançados a partir de oito estações diferentes ao redor do campo de tiro. Os discos são atirados por máquinas em ambos os lados do local. Quando atingidos, os pratos partem-se, libertando uma nuvem de tinta colorida.
Os atiradores ganham um ponto para cada disco acertado, com as pontuações de ambos a contribuírem para o total da equipa em cada fase da prova.
Triatlo: estafeta mista
A estafeta mista do triatlo regressa aos Jogos Olímpicos após ter estreado em Tóquio 2020.
Cada equipa conta com quatro atletas, dois homens e duas mulheres.
Cada etapa inclui 300 metros de natação, cerca de 7,4 km de ciclismo e 2 km de corrida. E cada um dos quatro atletas terá que nadar 300 m, andar de bicicleta 8 km e correr por 2 km antes de bater a mão do seu companheiro de equipa para passar o testemunho.
A sequência é masculino, feminino, masculino e feminino.
Os atletas passam o testemunho na zona designada no final de cada etapa. A equipa que cruzar a linha de chegada em primeiro vence a prova.