O continente europeu concentra algumas das maiores empresas mundiais, em várias áreas de atividade. Umas delas, o grupo francês de luxo, LVHM, controlado pelo empresário Bernard Arnault é responsável pela fortuna deste gestor, que ainda não há muitos meses liderava a lista dos homens mais ricos do mundo, antes da subida galopante de Elon Musk.
O site companiesmarketcap.com revela que existem 1.735 empresas cotadas em bolsa na Europa, e que no seu conjunto registam uma capitalização bolsista de 11,46 biliões de euros, segundo dados consultados no dia 30 de dezembro pela Forbes Portugal.
A França tem três empresas na lista das 10 mais valiosas da Europa, tal como a Alemanha. As restantes são da Dinamarca, Irlanda, Espanha e Países Baixos.
Assim, segundo este site a empresa europeia mais valiosa em bolsa é a Novo Nordisk, companhia que atua na área farmacêutica, especializada na diabetes, e sediada na Dinamarca. Esta multinacional tem um valor de mercado de 370 mil milhões de euros. Segue-se a LVMH, empresa do setor do luxo que resultou da fusão da marca de luxo Louis Vuitton com o grupo de bebidas premium Moet Hennessy, que está avaliada pelo mercado em 317,4 mil milhões de euros.
A empresa de software SAP, sediada na Alemanha, regista a terceira maior capitalização bolsista da Europa, com um valor de cerca de 279,7 mil milhões de euros. A ASML, dos Países Baixos já vale qualquer coisa como 269,8 mil milhões de euros e a Hermés, outra marca de moda de luxo de origem francesa está avaliada em 242,6 mil milhões de euros. A consultora tecnológica Accenture tem uma capitalização bolsista de 213,5 mil milhões de euros.
A França tem três empresas na lista das 10 mais valiosas, tal como a Alemanha. As restantes são da Dinamarca, Irlanda, Espanha e Países Baixos.
Conheça, de seguida, as restantes empresas da lista:
1 – Novo Nordisk (Dinamarca): 370,4 mil milhões de euros
2 – LVMH (França): 317,4 mil milhões de euros
3 – SAP (Alemanha): 279,7 mil milhões de euros
4 – ASML (Países Baixos): 269,8 mil milhões de euros
5 – Hermès (França): 242,6 mil milhões de euros
6 – Accenture (Irlanda): 213,5 mil milhões de euros
7 – L’Oréal (França): 184 mil milhões de euros
8 – Inditex (Espanha): 154,1 mil milhões de euros
9 – Siemens (Alemanha): 148 mil milhões
10 – Deutsche Telekom (Alemanha): 144,3 mil milhões de euros
(Fonte: companiesmarketcap.com)